Santuário da Santa Quitéria preparado para receber visitantes e fiéis

Posted by
Spread the love
DR

DR

A Feira e Romaria de Santa Quitéria, que este ano volta a realizar-se no dia 1 de novembro, no Santuário de Santa Quitéria (freguesia de Pombeiro da Beira), tem mais um ponto de atração, um novo painel com a imagem da Santa Quitéria, com mais de dois metros de altura. Colocado pela junta de freguesia local (entidade que organiza o certame em parceria com a Comissão da Capela), à entrada do recinto da capela, este azulejo, feito por Carlos Tomás, veio, segundo António Branco, “engrandecer” o espaço.
Para além deste “novo adorno”, na Feira de Santa Quitéria, este ano, vai estar à venda uma nova medalha com a imagem da Santa Quitéria, para quem quiser levar uma “recordação”. E para o ano, os responsáveis prometem outras lemvbranças para as pessoas levarem consigo.

Missa campal celebrada pelo bispo da diocese
Entretanto, este ano, há ainda uma novidade no programa da Feira e Romaria de Santa Quitéria, a missa campal vai ser celebrada pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
“O Bispo de Coimbra veio cá no ano passado, gostou e prometeu que ia voltar para celebrar a missa”, congratulou-se o tesoureiro da junta de freguesia de Pombeiro da Beira.
Tendo em conta que a maioria das pessoas almoça no Santuário, onde são feitos os tradicionais torresmos à moda de Santa Quitéria, com a carne de porco que se vende na feira, o autarca local explicou que, a partir das 14H30, haverá também animação musical, com a atuação do rancho da freguesia, neste caso, o Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”.
Ressalvando, contudo, que “a feira tradicional começa bem cedo de manhã”, António Branco sublinhou que, com o regresso do feriado de 1 de novembro, inscreveram-se mais feirantes para participar nesta feira, onde vão estar à venda, para além da carne de porco, os frutos secos da época, como é o caso das castanhas e nozes, e vestuário e calçado.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.