Opinião – Procuram-se pilotos

Posted by
Spread the love
Francisco Queirós

Francisco Queirós

Portugal está focado no “Piloto”. Jornais e televisões acompanham a fuga do mais mediático criminoso do momento. Na terça-feira, 11 de Outubro, Pedro Dias, o “Piloto” abateu um militar da GNR e um civil, ferindo outros, pondo-se de imediato em fuga. Iniciou-se uma espectacular operação da caça ao homem. O fugitivo, em oito dias, roubou quatro viaturas percorreu mais de 200Km, ferindo pessoas, espalhando o medo.
Esta seria apenas mais uma história digna das páginas e programas de crime dos meios de comunicação social. Porém, o seu tratamento mediático leva-nos a reflectir sobre o papel da comunicação social e a qualidade dos seus meios. Directos televisivos de baixo nível, intercalados com notas de humor, não fosse a gravidade da situação, revelam pormenores das acções policiais de perseguição. O afã de informar os mais pequenos passos deste caso expõe a todos o que seria suposto ser de grande reserva. Se o “Piloto” tiver acesso, através de qualquer televisor ou aparelho electrónico, às notícias, ficará inteirado das acções para a sua captura…
Entretanto, mesmo os canais generalistas das estações de televisão e os jornais ditos de referência parecem priorizar o tratamento deste caso e de outros semelhantes em detrimento de assuntos mais “sérios”.
Dir-se-ia que Portugal e os portugueses anseiam por histórias de sangue. Cansados de discussões profundas. Será isso?
Informação e entretinimento que não casam com formação e cultura.
Na verdade, a generalidade da comunicação social rende-se à “faca e alguidar”. Mesmo ao nível da informação, oferece-nos comentários tipo pronto-a-vestir, perfeitamente talhados à moda do governo anterior de direita. A quebrar a monotonia, uns tiros e a fuga espectacular de um piloto transviado oferecem muito mais animação. Opções editoriais de uma comunicação social em modo “reality show”. O nível e a qualidade de informação andam perdidos algures em parte incerta. Pelo contrário, prioridade das prioridades – a procura de pilotos, em directo, ao vivo, a cores, até à captura ou abate final!

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.