Câmara de Coimbra adjudica “nova” Praça das Cortes

Posted by
Spread the love

01-estadio-universitario-coimbra-lc

A obra de “Requalificação da Praça das Cortes de Coimbra” vai avançar a curto prazo. A proposta de adjudicação “sobe”, esta segunda-feira, a reunião da Câmara de Coimbra. A empresa Irmãos Almeida Cabral, que apresentou um valor de 397.356,66 euros (+ IVA), para um prazo de execução de 210 dias, foi a vencedora do concurso.

O objetivo é acabar com a área de estacionamento desregrado, frente à entrada principal do Estádio Universitário. E, ao mesmo tempo, criar uma zona pedonal a usufruir por quem, a partir de Santa Clara, atravessa a ponte.
O estacionamento deixa, assim, de ser livre e passa a ser pago. Ao todo, serão 175 lugares no parque fechado a construir e 19 outros, controlados por parcómetros.
“A obra em causa visa melhorar a Praça das Cortes, um espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham na cidade, turistas e utilizadores do Estádio Universitário, e as suas estruturas envolventes”, refere a autarquia, em nota à comunicação social.
Assim, para além da reconversão do espaço de estacionamento, a renovação desta área urbana inclui a plantação de 46 árvores: lódãos no parque do estacionamento, jacarandás na zona pedonal, e freixos europeus no talude entre o estacionamento e a secção pedonal. Já o passeio junto ao estádio será prolongado até à Av. João das Regras, melhorando acessos.
O acesso ao futuro estacionamento vai passar a ser feito a partir das avenidas de Conímbriga ou João das Regras. Já a saída decorre através da Av. de Conímbriga. Dos 175 lugares do parque, quatro serão destinados a automobilistas com mobilidade reduzida.
À semelhança do estacionamento anexo ao Parque Verde, a entrada no parque vai ser limitada por baias, estando prevista a construção de uma cabine para cobrança e controlo.
A nota da câmara acrescenta que, na Av. de Conímbriga e na entrada do parque serão instalados painéis com informação sobre lugares disponíveis.
Se não houver atrasos, a obra fica concluída em 2017, a tempo do início dos Jogos Europeus Universitários de 2018.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.