Idealmed reconhecida pela Qualidade de Excelência

Posted by

jose-alexandre-cunha-idealmed

A Idealmed é a primeira instituição de saúde em Portugal a ser reconhecida com o Committed to Excellence, atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ).

O Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM) destina-se a medir e a promover a excelência nas organizações prestadoras de serviços.

Segundo o presidente do conselho de administração da Idealmed, “esta certificação é o reconhecimento de que a preocupação com a qualidade é uma constante no seio da nossa organização”.

José Alexandre Cunha refere que a Idealmed teve um crescimento muito célere, o que patrocinou situações perante as quais sentiu que teria de melhorar. “Sabemos reconhecer quando é possível fazer melhor e, com humildade, é o que procuramos fazer todos os dias. Ousámos candidatar-nos a esta certificação, mesmo sabendo que seriamos os primeiros e que o nível de exigência é extremamente elevado, para nos obrigarmos a fazer melhor”, acrescenta.

“Com esta atitude e postura estamos certos que de forma continuada continuaremos a elevar a Qualidade de todos os serviços que prestamos. Paralelamente, mais uma vez trazemos para o nosso País, Cidade e Região mais uma fantástica bandeira de Diferenciação e Reconhecimento, o que muito nos orgulha”, refere.

A EFQM é a entidade responsável pelo Modelo de Excelência, modelo este que representa uma estrutura de suporte para organizações, a nível mundial, desenvolverem uma cultura de excelência e de boas práticas, melhorando assim os seus resultados. Qualidade e Acreditação são dois dos indicadores cada vez mais presentes na filosofia e nos processos de gestão e de avaliação das instituições de saúde, com o objetivo primordial de melhorar os serviços e dos procedimentos para o bem estar dos pacientes. Este modelo pretende ser um instrumento regulador de avaliação das atividades e dos resultados das organizações de saúde, estabelecendo prioridades de melhoria. O processo envolveu os colaboradores que desenvolveram, com sucesso, um plano de melhoria a nível interno.

Para Carlos Robalo Cordeiro, presidente do Conselho Médico Consultivo da Idealmed, “a atribuição do Certificado de Excelência pela Associação Portuguesa para a Qualidade configura um sucesso que traduz o esforço e a dedicação de todos os profissionais e colaboradores da Idealmed. Só um trabalho colectivo empenhado permitiu alcançar um elevado nível de qualidade em tão curto espaço de tempo. De facto, para além das condições estruturais e de acolhimento e do conteúdo programático da Unidade, são as pessoas e a sua postura e compromisso profissional o que faz e continuará a fazer toda a diferença”.

A obtenção deste reconhecimento permitiu que a Idealmed adotasse novas práticas de comunicação e de gestão da informação ao mesmo tempo que sustenta uma maior eficiência operacional e alinhamento com os objetivos estratégicos.

Desde que foi criado, em 1991, o Modelo de Excelência desenvolvido pela EFQM tem-se assumido como o referencial mais ambicioso e exigente no que diz respeito à definição, implementação e desempenho das organizações no domínio da Gestão pela Qualidade Total. Este modelo serve de base à atribuição do Prémio Europeu da Qualidade e, em Portugal, do correspondente Prémio de Excelência no âmbito do Sistema Português da Qualidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*