Deco alerta para “custos inflacionados” em contratos de telecomunicações sem fidelização

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A Deco – Associação de Defesa do Consumidor considerou hoje, segunda-feira, que os contratos sem fidelização das operadoras de telecomunicações são “demasiado caros” e com “custos de instalação inflacionados”, pelo que irá denunciar a situação às entidades reguladoras.

A Deco sublinhou que, depois de estudado o mercado, verificou que os contratos sem fidelização custam o dobro face à opção daqueles que impõem 24 meses, os custos de instalação aumentaram igualmente na maioria das operadoras e as vantagens para os clientes parecem estar sobrevalorizadas.

Em comunicado, a Deco referiu que a Lei das Comunicações Eletrónicas, que foi alterada para defender “condições claras e transparentes e positivas” para o consumidor, está a ser usada pelas operadoras “para o prejudicar ainda mais”.

“A Anacom deve atuar enquanto entidade que supervisiona o setor, nesse sentido, será alertada para a deturpação da legislação por parte das operadoras. Para as diversas operadoras no mercado, constatámos que quase tudo é considerado oferta, incluindo, por exemplo, os canais que fazem parte do pacote contratado e que já são alvo de uma mensalidade. Já a Autoridade da Concorrência deve analisar as alterações dos custos de instalação e das vantagens que as operadoras dizem oferecer aos clientes”, frisou.

Segundo a Deco, ao fim de dois anos, um contrato com fidelização de 24 meses para um serviço 3P com 100 Mbps de velocidade de net custa menos de 990 euros enquanto um contrato sem fidelização chega a custar mais de 1.920 euros (MEO).

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