Ciclismo de montanha junta 1100 em redor das Aldeias do Xisto

Posted by
Spread the love

13-pampilhosa-grandfondo

O cenário das Aldeias do Xisto volta a ser o pano de fundo para uma das manifestações desportivas mais participadas do país: o Grandfondo conta com cerca de 1.100 ciclistas, que vão percorrer as serranias da Pampilhosa da Serra, Lousã, Góis e Castanheira de Pera.

Saem todos à mesma hora – 08H30 do próximo domingo – da Nave de Exposições da Lousã, mas a chegada à meta varia entre as 11H00 e as 17H30. Será um grande desafio para a organização, a cargo da Ultraspirit, que terá de controlar os participantes ao longo de 147 quilómetros, para quem fizer a prova mais longa, ou 94 quilómetros para a designada “Mediofondo”.

É esta dupla opção para os ciclistas presentes, bem como os diferentes graus de preparação física de cada um, que explicam o alargado intervalo de tempo de chegada. António Queirós, líder da Ultraspirit, explica que “não há prémios para os primeiros, isto porque se pretende uma competição condicionada nesta prova, que se integra no conceito de provas abertas, em que as estradas não são encerradas ao trânsito”.

Assim sendo os atletas da equipa de ciclismo da EFAPEL, que vai participar como embaixadora da prova, não terão os seus nomes na tabela classificativa, embora sejam tomados os seus tempos de prova, como os de todos os outros. “Os prémios que existem, no valor de quatro mil euros, serão sorteados”, adianta a organização.

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.