“The Parkinsons”: A banda fénix que ressuscitou o melhor do punk

Spread the love
FOTO HUGO ADELINO

FOTO HUGO ADELINO

Corria o ano de 2000. Coimbra – que os via nascer – nunca pensou que os três jovens, Afonso Pinto, Victor Torpedo e Pedro Chau, chegassem tão longe.

Eis o início de uma história sem precedentes da banda de punk rock “The Parkinsons”, que encantou Inglaterra e não só, tendo chegado mesmo a criar tumulto com a sua digressão no Japão.

Se para a maioria dos conimbricenses estes três músicos passam completamente despercebidos, para o mundo da música internacional eles são um verdadeiro fenómeno de qualidade, esforço e de paixão pela música.

É através deles que, em 2000, o punk rock, principalmente em Inglaterra, renasce das cinzas, com “The Parkinsons” a serem comparados a mitos como os Sex Pistols ou os Clash.

Londres parou ao ver uma banda tão cheia de tudo e “sem nada a perder”. Era apenas fazer música pela música, cheia de alma, com uma postura que o mundo punk já não via há muito tempo.

Nunca foi a fama que os motivou. Os então forasteiros, que tinham como objetivo tentar a sua sorte nos Estados Unidos, eram em tudo desconhecidos do público quando chegaram à capital londrina, mas rapidamente tornaram-se sensação.

(*) – texto com Inês Tafula

Versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.