Estudos procuram identificar as melhores variedades de chícharo

Posted by
Spread the love

ALVAIAZERE

 

No Ano Internacional das Leguminosas de Grão, o Município de Alvaiázere é um dos parceiros do projeto científico “QUALATY – Decifrando o enigma da qualidade do Chícharo (Lathyrus sativus). Como podem as tecnologias omicas contribuir para o melhoramento participativo da qualidade nas leguminosas?”, que está a ser conduzido pelo Instituto de Tecnología Química e Biológica (ITQB NOVA) da Universidade Nova de Lisboa, e que integra ainda um conjunto de parceiros nacionais e internacionais como a COOKLAB, o Instituto de Agricultura Sostenible (IAS-CSIC, Córdoba, Espanha), o Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa, a Sense Test – Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares e a empresa Alvaiazerense Simões & Ramos Lda., o maior produtor de chícharo a nível nacional.
O projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que está a ser conduzido no terreno pela engenheira Letice Gonçalves, sob orientação científica de Carlota Vaz Patto, do ITQB, pretende identificar variedades de chícharo fontes de características agronómicas, nutricionais e organoléticas interessantes, quer para os produtores agrícolas e indústria transformadora, quer para os consumidores. O objetivo é que estes materiais vegetais possam vir a estar na base de um programa de melhoramento da espécie, que responda às principais dificuldades dos agricultores, e, simultaneamente, que conquiste novos consumidores desta leguminosa.

150 variedades
de chícharo em análise
Deste modo, foi criado pelo Município de Alvaiázere, que se assumiu como um parceiro de primeira ordem, um Campo Experimental, num terreno sua propriedade localizado na vila sede do concelho, onde se encontram instaladas 150 variedades tradicionais de chícharo provenientes um pouco de todo o mundo, como Irão, Afeganistão, Síria, Paquistão, Índia, Polónia, Canadá, Espanha e de outras regiões do país.
Na passada segunda-feira, no âmbito do estudo em curso, realizou-se uma visita de campo, com produtores de chícharo do concelho de Alvaiázere. Durante a visita, os produtores tiveram a oportunidade de analisar as diferentes variedades instaladas, com o objetivo de avaliarem quais as plantas que apresentavam as caraterísticas mais interessantes para o seu cultivo, tais como o porte da planta, produtividade, cor e tamanho do grão, entre outras.

Informação completa na edição impressa

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.