Universidades e politécnicos vão ser avaliados por agência de acreditação em 2017

Posted by
Spread the love
DR

DR

As universidades e os institutos politécnicos vão ser avaliados, em 2017, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), informou hoje o seu presidente, assinalando que as avaliações serão feitas “como um todo”, e não curso a curso.

O presidente da A3ES, Alberto Amaral, falava aos jornalistas, em Lisboa, no final da conferência “Refletir sobre o passado e o futuro da avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal”, com a participação do ministro e da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

O ex-reitor da Universidade do Porto explicou, introduzindo a medida como “uma novidade”, que a A3ES, em vez “avaliar curso a curso”, num total de mais de 5.000, irá avaliar o funcionamento de 150 universidades e institutos politécnicos existentes em Portugal, públicos e privados, “como um todo”, tendo em conta, nomeadamente, as acreditações dos cursos emitidas.

A avaliação institucional antecede o segundo ciclo de acreditação e avaliação de cursos pela A3ES, que se inicia em 2018, com uma duração de cinco anos. O primeiro, que começou em 2009, termina em 2016.

Alberto Amaral adiantou que, para as universidades e os institutos politécnicos com “um bom passado de qualidade”, a avaliação dos cursos em funcionamento será feita, a partir de 2018, com base numa amostra.

Em contrapartida, para as instituições “mais frágeis”, serão “avaliados todos os cursos”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.