Opinião – Um abraço de Coimbra a Oliveira do Hospital

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. A Feira do Livro e a Universidade Sénior

Nesse sábado era a inauguração de mais uma Feira do Livro em Oliveira do Hospital. Graças á gentileza e disponibilidade do seu presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e da vereadora cultural, Maria da Graça Silva, a apresentação do livro sobre Coimbra constituía um marco importante desse dia festivo. Foi um sucesso!

O Coro de Cantares da Universidade Sénior da cidade abriu e fechou a apresentação, com grande qualidade, interpretando um variado e interessante reportório onde não faltou Zeca Afonso numa clara homenagem a Coimbra.

A Universidade Sénior com mais de 100 associados, dirigida por Fátima Inocêncio, desenvolve um trabalho notável, onde o Coro é uma das muitas actividades que ocupam, divertem, cultivam e fazem felizes os seus componentes e os cidadãos a quem se dirigem. Foi o que aconteceu, mais uma vez, nessa noite. Parabéns!

2. A qualidade de vida em Oliveira do Hospital

Perante uma assistência de muitas dezenas de pessoas, muitas delas antigos e actuais estudantes de Coimbra, começou por se falar de Coimbra, da Universidade, da Academia, do fado, da Académica.

Depois, entrou-se em diálogo com a assistência procurando saber do sentimento que a população de Oliveira do Hospital, tem relativamente a este tema. Abriram o coração! Ouvimos coisas de espantar!

Falaram das crianças em idade escolar que aqui não precisam de grandes apetrechos para brincar, ser felizes e alegres. Basta-lhes os grandes relvados onde correm, as árvores a que sobem, as galinhas que procuram agarrar, as lagartixas caçar.

Falaram dos idosos e dos bons e inúmeros centros de dia e lares de 3.ª idade onde se sentem melhor que em casa; Convivem, almoçam, conversam, pintam, lêem, passeiam, viajam, fazem ginástica. Não têm tempo para tristezas nem solidões como acontece, infelizmente em muitos centros urbanos de grande dimensão, onde são abandonados por parentes próximos “ocupadíssimos” com outras coisas , “sem tempo” para tratar dos seus familiares!!

3.Um abraço de Coimbra a Oliveira do Hospital

Gostam de Coimbra! Muitos deles ali estudaram e viveram tempos muito felizes. Mas acabada a vida de estudante a relação ficou suspensa no espaço e no tempo! Gostam de Coimbra mas esta não retribui da mesma forma, no seu entender, ao não marcar presença!

Pelo contrário, universidades mais novas, realistas e competitivas, vêm a Oliveira do Hospital, com frequência, ao encontro da população, aos estudantes em fase pré universitária e leva-os a visitar as suas universidades, seduzindo os melhores, mostrando-lhes o que elas têm de excelente para lhes dar! E lá vão eles, para desespero dos pais que gostariam que eles fossem para Coimbra.

A assistência foi unânime ao considerar a cultura como meio preferencial de aproximar regiões, dar-lhes coesão e unidade. Seria bom que músicos e cantores, escritores, poetas, pintores, teatro de Coimbra viessem regularmente por estas Beiras trazer a sua mensagem solidária. Seriam muito bem acolhidos. A união ficaria renovada e reforçada!

Compraram muitos livros. Mas igualmente foram distribuídos alguns por diversas instituições de ensino e cultura da Região. Sementes de Coimbra misturando conhecimento com carinhos e afectos! Obrigado Oliveira do Hospital! Até breve!

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.