Opinião – Pensar nos médicos e naqueles que servimos!

Posted by
Spread the love
Cesário Andrade Silva

Cesário Andrade Silva

A notícia pelas 06:30 é dada só nos jornais de elite pois que os outros não devem falar destas coisas ao povo.

Se havia assunto onde o Dr. Pedro Passos Coelho resistiu aos Poderosos, foi o retirar das obrigações pensionistas do Sistema Nacional de Pensões e da Caixa Geral de Aposentações que de tal modo elevadas, fariam corar de inveja o Tio Patinhas. A medida, acabou por ser declarada inconstitucional, pelo que foram repostas as ditas pensões.

Vem agora o FMI bater de novo na mesma tecla alegando que o actual Governo do PS, ainda que diga que não vai mexer, terá de dizer ao mesmo tempo que vai aumentar os impostos para compensar um sistema de pensões que nesta parte é claramente injusto e desadequado socialmente, tendo em conta o País que somos e a nossa realidade financeira.

Mas há que ter fé e esperar que sejam os Poderosos a desobrigar o Estado tal como fez o nosso ex-PR, Ramalho Eanes, condecorado há poucos dias por Marcelo Rebelo de Sousa, numa homenagem que assenta bem ao homem em causa. Haja fé e confiança nos Homens Justos.

E numa decisão que arrepia os infiéis (sejam de ora em diante elas ou eles), o nosso Supremo Tribunal de Justiça, condenou a pagar indemnização por danos não patrimoniais um homem que se divorciou mas ao qual a esposa intentou um processo de reparação pelos onze anos de vida comum, que segundo ela foram de infedilidades e quebra de deveres conjugais que foram dados como provados. Abriu-se uma caixa de Pândora, que ninguém vai conseguir fechar, logo, traídos de todo o País, esta é a vossa hora.

E sem querer puxar a brasa à minha sardinha, o Fernando Santos lá pôs a jogar o melhor meio campo com João Mário, William Carvalho e Adrien dizendo que agora é que era a sério, mas se tivesse perdido (sinceramente, a Croácia foi melhor e era uma das minhas favoritas, o que nos faz ainda mais favoritos) a culpa seria provavelmente dos jogadores do Sporting que não teriam correspondido às expectativas. A ver vamos agora contra uma equipa que nos é claramente inferior e só tem um nome de relevo que ainda por cima está em dúvida e tal como Modric da Croácia, jogará em sub-rendimento, falamos de Roberto Lewandowski. Logo, senhor Engenheiro, é sua obrigação ganhar, senão deve demitir-se tal como o fez Roy Hodgson em directo e de imediato e não ficar à espera das celébres conversas após jogos em que só há um resultado possível, que é estarmos nas meias-finais, e sem espinhas.

E quando três personalidades dizem quase todos o mesmo sobre o nosso sistema nacional de saúde (o nosso PR, o Ministro da Saúde e o Bastonário da Ordem dos Médicos), que é bom, que poderia ser melhor, que os profissionais que o servem são de alto gabarito e podemos exportar (como já referi várias vezes) o modelo e os profissionais (os enfermeiros para o NHS inglês são um excelente exemplo), que há ajustes financeiros a fazer tendo em conta que há outros profissionais com responsabilidade muito menores a ganhar muito mais (os magistrados por exemplo sem que com isso queira dizer que devem ganhar menos, pelo contrário, até acho que estão mal pagos e assumindo por principio ético que a vida tem maior valor que a justiça), que há desperdício e ineficiência, que há corrupção nos contratos e nas compras, que há desleixo nos gastos, etc, ainda assim ninguém põe em causa a necessidade de manter e aperfeiçoar o melhor sistema nacional de saúde do mundo. Podem os portugueses ter essa certeza quando se dirigem, seja ao centro de saúde, ao hospital, quando precisam da rede nacional de cuidados continuados e/ou quando chamam o INEM.

E os custos que são pagos, ainda que à conta dos baixos salários dos profissionais do mesmo, é quase nada. E acreditem quando se diz que se ganha mal no Ministério da Saúde, é o braço do governo onde os salários de modo comparativo são mais baixos e tudo porque as pessoas que para ali dão anos e anos de vida, têm uma Alma Grande e são Generosas, demasiado por vezes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.