O diretor-geral da Autoridade Marítima Nacional (AMN), Silva Ribeiro, anunciou que a Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) deverá ficam com a lotação completa em fevereiro do próximo ano.
Admitindo que a capacidade das estações salva-vidas apresentava “profundas deficiências”, Silva Ribeiro disse que a da Figueira da Foz “devia ter seis elementos e só tem três”.
“Vamos reforçar todas as estações e a Figueira da Foz deverá estar completa em fevereiro”, afirmou o vice-almirante, nos paços do concelho. Aludindo ao concurso que se encontra a decorrer e prevê a entrada de novos tripulantes para o ISN, até 2018, Silva Rocha, disse que o novo estatuto do pessoal das estações salva-vidas será publicado “muito em breve” em Diário da República. E afiançou que irá dar outras condições”, aos tripulantes.
Questionado pelos jornalistas sobre se o estatuto incide sobre os horários de serviço dos tripulantes, o diretor-geral da AMN afirmou tratar-se de “uma falácia”. “Não vai existir pessoal 24 horas por dia à espera de uma emergência, vai existir um regime de prontidão de 20 minutos para saírem”, explicou.
Sistema “Costa Segura”
Refira-se que o diretor-geral da AMN se deslocou, aos paços do concelho, para a apresentação do sistema “Costa Segura”, a convite do edil figueirense João Ataíde. “A propósito da segurança da barra e esforços que AMN estava a levar a cabo para melhorar todo o sistema de controlo e segurança na entrada e saída da barra [o diretor-geral] prontificou-se a vir aqui”, explicou o presidente da câmara.
Por sua vez, Silva Ribeiro em linhas gerais explicou como surgiu o projeto, que começou a ser desenvolvido no verão passado. E nesse pressuposto afirmou: “Até ao final de 2018, queremos ter o país todo coberto, incluindo Madeira e Açores, com radares e câmaras óticas de visão diurna e noturna”.
Concentrando o seu discurso na Figueira da Foz, referiu ainda que, a partir de agora, da “Capitania conseguem ver-se as embarcações a aproximarem-se”. E destacou que “há uma grande segurança naquilo que é a aproximação [das embarcações à entrada e saída] da barra”.