Opinião – Coimbra e o Mundo. Uma tertúlia memorável!

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. Será Coimbra uma cidade sentada, perdida no seu desespero?
A noite de quinta feira passada, no Recordatório da Rainha Santa, foi memorável!

Um grupo de cidadãos que gostam de Coimbra e querem trabalhar pela sua cidade ao nível da cidadania, reuniu-se ali , para refectir sobre o presente e o futuro da cidade.

Debater formas de melhoria interna e de a projectar no exterior. Foi a primeira Tertúlia do Ciclo “Coimbra e o Mundo – Perspectivas em debate”, que promete agitar a cidade!

José Simão, Presidente da Junta de Santa Clara, que presidiu à Tertúlia, abriu a Sessão com palavras de boas vindas e incentivo.

Isabel Garcia, uma das organizadoras deste Ciclo, deu o mote ao ler o artigo “”A cidade sentada” da autoria de Valdemar Santos, recentemente publicada no Expresso. Nele se fala de Coimbra, uma cidade sentada perdida no seu próprio desespero, há muito tempo, talvez demasiado tempo, a ver passar o tempo!

2. É preciso acabar com a apatia da população!
Considerámos que o artigo é pertinente e não podia ficar sem resposta. Quem não se sente não é filho de boa gente!

A cidade tem um potencial enorme de desenvolvimento que não é aproveitado. Falha aqui e alem na procura de uma dinâmica própria e consequência disso na projecção sustentada da sua imagem no exterior!

Será que somos uma cidade sentada, desesperada e sem futuro? O que pensa a população disso? A população é agente passivo ou activo? É culpada ou inocente?

Neste ciclo, que nesta quinta feira se iniciou, e terá uma regularidade mensal, começaremos por seleccionar áreas ou Entidades consideradas importantes para a dinâmica da cidade. Ouvir as perspectivas de personalidades experientes nessas áreas.

Dar o protagonismo à população, ouvir a sua voz, a sua disponibilidade para ser solução e não problema, refugiada na apatia, frustração ou critica destrutiva.

A população tem de que interiorizar que os poderes instituídos democraticamente só podem desempenhar cabalmente o seu papel de motor de desenvolvimento se a população fizer o seu de forma responsável, com qualidade e empenho!

3. Quatro Temas importantes. Quatro oradores de primeira água!
Nesta 1ª tertúlia foram seleccionados 4 temas; 1 ) Criação de Empresas; 2 ) Comunicação social; 3 ) Académica;4 ) Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra.
Foram seleccionados os respectivos oradores, de primeira àgua pelo muito têm feito por Coimbra e sua Região!

Arnaldo Batista para o Tema 1: um empresário que chegou, viu e venceu! Detentor de um Grupo empresarial em crescimento, onde a filhota mais nova é a Praxis que trouxe de volta a deliciosa cerveja de Coimbra.

Braga da Cruz para o Tema 2: um consagrado da Comunicação Social, que preside ao Clube da Comunicação Social de Coimbra para nos contar o que foi e o que é hoje, a Comunicação social a partir de Coimbra.

Francisco Andrade para o Tema 3; um histórico treinador da nossa Académica, agente da UEFA, um dos homens que mais sabe de futebol em Coimbra, para nos contar o que foi a Académica ontem, o que é hoje, e a que queremos no futuro!

Américo Santos para o Tema 4: novo Presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, e falar-nos dos projectos para captar os cerca de 240.000 antigos estudantes de Coimbra espalhados pelo Mundo!

Foi uma Tertúlia memorável! Já passava há muito da meia noite e os cerca de 30 participantes, ainda debatiam calorosamente os temas propostos para essa noite!

Ninguém queria ir para a cama sem dar o seu contributo.

E todos tiveram oportunidade de o fazer!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.