Geminação da Lousã com Prades reforçada através do râguebi

Posted by

RAGUEBI

Terminou no último fim de semana, na Lousã, a digressão – com a duração de uma semana – de uma delegação de cerca de 75 pessoas da cidade de Prades (Pirinéus Franceses), irmã da vila serrana desde 1983.

Reconhecida como uma das geminações mais profícuas de um concelho português com um congénere estrangeiro, os laços de amizade, cultura e desporto, estabelecidos entre ambas as vilas duram há 33 anos, com visitas periódicas de delegações de ambos os países. É na área desportiva, principalmente entre os respetivos clubes de râguebi, que o protocolo firmado tem produzido mais frutos, com viagens regulares, de dois em dois anos, em ambos os sentidos.

Foi o que aconteceu durante a última semana, com a presença de mais de meia centena de jovens atletas franceses em estágio e competição, com idades entre os oito e os 14 anos, acompanhados de quase duas dezenas de diretores e treinadores. A École de Rugby du Canigou foi recebido pelo Rugby Club da Lousã (RCL) e esteve presente nos escalões sub 8/10/12/14, participando num torneio quadrangular internacional sub14, realizado na quarta-feira, com as presenças, para além dos anfitriões, das equipas da Académica e da Escola Agrária. Uma competição conquistada pela formação francesa.

O momento mais alto do intercâmbio desportivo teve lugar, contudo, no passado sábado, com o Convívio Internacional sub 8/10/12, onde participaram outras equipas infantis da região Centro, com cerca de duas centenas de jovens jogadores, de ambos os sexos.

José Redondo, presidente do RCL considerou que “estes encontros têm reflexos, não só na vertente desportiva, mas também nas áreas económica, social e cultural”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.