Olivais e União Sportiva disputam final da Taça de Portugal em Basquetebol feminino

Posted by
FOTO FPB

FOTO FPB

Olivais de Coimbra e União Sportiva qualificaram-se ontem para a final da Taça de Portugal de basquetebol feminino e disputam o troféu este domingo, a partir das 15h00, em Coimbra.

Trata-se de uma final inédita em 49 edições da competição, cujo troféu foi parar nas duas últimas épocas às vitrinas do CAB Madeira, que ontem foi derrotado pelo anfitrião Olivais, por 79-52, no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra.

Na segunda semifinal, também ontem disputada, a União Sportiva venceu a Quinta dos Lombos por 62-53, afastando o conjunto de Carcavelos da decisão da Taça.

Frente ao CAB, o Olivais demonstrou maior eficácia a atacar o cesto, nomeadamente nos lançamentos triplos, nos quais ostentou um magnífico acerto de 64% (7/11), contra apenas 25% (2/8) das insulares.

O CAB acusou muito a ausência da internacional e capitã Joana Lopes, que não jogou devido a uma lesão no joelho esquerdo. A norte-americana do Olivais, Jasmine Crew, foi a MVP deste embate, ao somar 23 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências.

O duelo entre Uunião Sportiva e Quinta dos Lombos foi bastante equilibrado até ao final do terceiro período, altura em que se registava uma igualdade (49-49). Depois, com um parcial de 13-4 nos últimos dez minutos, as açorianas acabaram por garantir o triunfo e atingir pela primeira vez no seu historial uma final da Taça de Portugal.

O campeão nacional viveu muito da inspiração das suas duas basquetebolistas norte-americanas. A base Shaquedia Wallace contabilizou 30 pontos e oito ressaltos, enquanto a poste Ashley Bruner somou 16 pontos e 12 ressaltos.

Na Quinta dos Lombos imperou a internacional portuguesa Sónia Reis, com 23 pontos e 10 ressaltos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*