Cidades da cerâmica concluem estatutos para nova associação

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

Representantes de cidades e vilas com produção cerâmica concluíram a elaboração dos estatutos da associação, com vista a integrar o respetivo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, anunciou hoje a Câmara de Aveiro, anfitriã do encontro.

A Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC) tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

O processo de criação da associação foi lançado em Mafra, no início de janeiro, tendo sido realizada uma segunda reunião nas Caldas da Rainha.

No encontro realizado na terça-feira em Aveiro ficou concluído o processo de elaboração estatutária, que será presente para aprovação aos executivos camarários e assembleias municipais, para depois ser realizada a escritura constitutiva da nova estrutura, que será ainda submetida ao Tribunal de Contas.

A formalização de uma associação portuguesa de cidades e vilas com produção cerâmica foi estimulada pelo coordenador europeu das cidades cerâmicas, que se deslocou a Portugal em dezembro, no âmbito de uma missão do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas que tem em vista o estabelecimento, na maioria dos países europeus, das respetivas associações.

O Agrupamento é uma estrutura com peso institucional no seio da União Europeia, que agrega atualmente associações de cidades cerâmicas de Itália, Espanha, França, Roménia e Alemanha.

O principal objetivo da associação portuguesa, como das suas congéneres, será a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património.

Tem ainda por objetivo a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea, bem como o incentivo de relações de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados.

A conclusão do processo de legalização da Associação irá permitir a formulação da candidatura à rede europeia das cidades cerâmicas, numa assembleia geral que se realiza em Faenza (Itália).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.