Opinião – Rua!

Posted by
Spread the love

 

Ricardo Castanheira

Ricardo Castanheira

Há muitos anos aprendi que saber sair é mais importante do que se pensa. Sobretudo quando se está em cargos públicos, electivos ou associativos. Ou seja, assim deve ser sempre que a nossa atuação de algum modo pese na vida de terceiros. Em Portugal, há poucos bons exemplos para citar.

Vem isto a propósito da atual crise – a mais séria da década – vivida na Académica de Coimbra. O mais triste é que tudo poderia ser diferente. Escrevi aqui, por diversas vezes nos últimos anos, que o (ainda) Presidente, José Eduardo Simões, apesar do lastro judicial (que em nada se coaduna com os princípios da vetusta instituição) é detentor do melhor palmarés desportivo.

Não sendo por isso coisa pouca merecia o nosso respeito e, que por essa mesma razão, lhe deveria ser dada a oportunidade de sair com toda a dignidade. Ora, acontece que o próprio desprezou ao longo dos últimos meses essa saída airosa, seguindo a habitual teimosia e o autismo próprio de quem se agarrou à Briosa como a sua última tábua de salvação. Azar!..

Chegou, pois, a hora de dizer basta. A porta da rua é a serventia da casa! Derrota após derrota e sem a mínima chama de esperança, a segunda liga apresenta-se como uma quase inevitabilidade. Quase!..

Recordemos o ex-Presidente João Moreno e pensemos que para todo o problema existe uma solução. Com urgência e agregando num projeto abrangente os diversos protagonistas dos últimos anos (sem vaidades, peneiras e egos) uma qualquer solução administrativa, ratificada pela Assembleia Geral, pode ser a chave imediata para garantir que: a segunda liga não represente uma descida aos infernos por mais de uma década; não se percam apoios comerciais e institucionais ainda em aberto para o futuro próximo; e não sejamos tragados pela indolência coimbrã!..

Bem vistas as coisas esta situação é um problema da cidade, mesmo que alguns assim o não entendam, que há muito deixou de compreender a verdadeira relevância social, desportiva e económica da Académica. Mas isso são contas de outro rosário. Uma coisa de cada vez!

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.