Inundação em túnel obriga ao corte da Linha da Beira Alta

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

A circulação de comboios na linha da Beira Alta foi suspensa na manhã de hoje entre Mortágua e Pampilhosa, devido à inundação do túnel de Trezói, não havendo ainda hora prevista para a sua reabertura.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, a chuva forte que caiu durante toda a noite e parte da manhã em toda a região Centro do país inundou o túnel ferroviário do Trezói, uma situação recorrente nesta localidade do concelho de Mortágua.

“É necessário esperar que o nível das águas baixe e, depois, assegurar que estão reunidas as condições de segurança para a reabertura da linha”, disse a mesma fonte.

A Linha da Beira Alta é uma linha ferroviária internacional que liga o entroncamento ferroviário da Pampilhosa (Linha do Norte), perto de Coimbra, à fronteira com Espanha (Vilar Formoso), com percurso paralelo ao eixo do rio Mondego. Foi inaugurada em 03 de agosto de 1882.

Na região Centro, sobretudo no distrito de Coimbra, há registo do corte temporário de estradas devido a inundações e deslizamentos de terras, mas, segundo o CDOS, não há a registar a existência de situações graves.

Na Estrada Municipal (EM) 517, junto a Barril do Alva e em Santa Ovaia (Oliveira do Hospital), estavam a decorrer ao fim da manhã operações de limpeza devido a deslizamentos de terras que interromperam a circulação automóvel.

A Estrada Nacional (EN) 341 encontra-se parcialmente submersa em Formoselha (Montemor-o-Velho), o mesmo sucedendo com a estrada principal Poço-Condeixa-a-Nova, e com a estrada municipal em Belide, mas não há registo de qualquer povoação isolada, havendo rotas alternativas assinaladas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.