Faculdade de Direito “deveria estar a celebrar 725 anos”

Spread the love

FACULDADE DE DIREITO LC  (68)+ab

Foi através de um decreto de 1836 que se criou a moderna Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Contudo, os estudos jurídicos remontam à fundação da própria instituição universitária, em 1290. Foi por essa razão que, ontem, o reitor João Gabriel Silva defendeu que a FDUC deveria estar a celebrar, tal como a universidade, os seus 725 anos.
“As raízes da FDUC estão em 1290, aquando da criação da Universidade de Coimbra”, disse, lembrando depois que aquela é a mais internacional faculdade da UC e tem, por isso, “uma responsabilidade muito clara em tempos de globalização”.
A esse propósito, Rui de Figueiredo Marcos lembrou, ao intervir na sessão, que a FDUC registou, este ano, “pleno preenchimento da quota que lhe foi atribuída ao abrigo do Estatuto de Estudantes Internacional”.
O diretor da faculdade destacou, aliás, o prestígio da “sua” faculdade, que rivaliza “em grandeza prestigiante com as mais renomadas de além fonteiras”. Indícios disso mesmo são os alunos de mais de 20 nacionalidades diferentes que frequentam os bancos da escola.
Por isso – frisou –, “uma prestigiosa e secular instituição como é a Faculdade de Direito merece que lhe dediquemos um dia solene”.

 

(Texto completo na edição impressa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.