Opinião – Desporto… com todos

Posted by
Spread the love
Luís Santarino

Luís Santarino

 

No passado dia 30 de Novembro, a Associação de Basquetebol de Coimbra organizou uma imensa festa denominada OPEN DAY. Foi um êxito sem dúvida. Só que, este êxito deve-se sobretudo a várias entidades que nos quiseram ajudar, percebendo que a prática desportiva é importante para o crescimento dos jovens.
Em Fevereiro de 2014 a conselho e solicitação de professores, nutricionista e psicólogo de um estabelecimento de ensino do nosso concelho, tivemos oportunidade de organizar um Seminário sobre Nutrição Saúde e Desporto. Ora, não vale a pena a realização de ações, se daí não advierem conclusões que consubstanciem novos desafios. Foi assim no passado, será assim no futuro.
Sabendo desde essa altura que, a grande maioria dos nossos jovens, ou são ou têm tendência para a obesidade, a ABC entendeu que deveria meter mãos à obra.
Colocar 1700 jovens de 8 e 9 anos a passar um dia a praticar uma modalidade desportiva, só será importante se tiver continuidade. Pois é. Assim deverá ser.
Juntar agrupamentos de escolas, juntas de freguesias, clubes e outros voluntários não foi difícil. As coisas só são difíceis que não há intenção de as concretizar.
Desde sempre que, ao apontar para um projeto, deixei de lado os que costumam dizer, “isso é muito difícil”, porque à partida, ou não querem trabalhar ou são descrentes e cépticos. Estas palavras não fazem parte do nosso vocabulário. Por isso, se alguém tinha dúvidas da enorme qualidade dos nossos professores e das nossas escolas, elas desvaneceram-se. Estiveram na primeira linha de apoio, sempre se manifestaram favoráveis ao projecto, sempre nos animaram a trabalhar para que fosse o êxito assinalado. Tendo conseguido também o apoio institucional do IPDJ, da DGESTE, do Desporto Escolar, de outras escolas, da Cáritas Diocesana, do ISCAC e de outras instituições para o projecto, é natural que alguns outros semelhantes que já estamos a preparar para o distrito de Coimbra, sejam também apoiados com o mesmo entusiasmo.
A ABC e eu próprio enquanto seu presidente, temos de reconhecer e agradecer a qualidade do trabalho desenvolvido. Os senhores presidentes de junta de freguesia foram inexcedíveis no apoio aos jovens e famílias. Não nos podendo, nem devendo substituir, consideramos que as famílias serão também importantes no futuro no apoio aos seus filhos.
Quanto mais jovens a praticar desporto, menos o País gasta nos serviços de saúde. Se algumas pessoas e instituições começam agora a perceber este fenómeno que, aliás de fenómeno pouco tem, outros continuam a fechar-se numa redoma, gastando o seu tempo em discussões estéreis e sem sentido, na demonstração inequívoca do seu analfabetismo. Cá por nós, vamos continuar a trabalhar em prol dos jovens e do País, na exata medida em que devemos respeitar o futuro não condicionando o presente. Já estamos a programar, a pedido de clubes e juntas de freguesia do distrito de Coimbra, um OPEN DAY distrital, a realizar em duas sextas-feiras do próximo ano de 2016, para levar o basquetebol e o desporto a todo o lado, como se costuma dizer, “a tudo o que é sítio”! Porque todos os jovens nos merecem o mesmo respeito.
Tenho para mim que cometemos muitos erros, muitas omissões, e por isso queremos ouvir todos os intervenientes. Queremos tomar em boa nota as recomendações de quem está mais perto dos cidadãos, que são as escolas e as juntas de freguesia.
Por isso, iremos organizar um debate em que convidaremos os intervenientes, o qual desejamos intenso e esclarecedor. Vai ser bom rever tanta gente amiga que se disponibilizou para nos ajudar.
Mas vai ser sobretudo importante, porque os erros que cometemos não se repitam.
Um abraço do tamanho do MUNDO!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.