Vitória da coligação de direita no país e no distrito de Coimbra

Posted by
Spread the love

Paf-CJMCandidatos do PàF por Coimbra

A coligação PàF, com 36,83%, venceu as Eleições Legislativas de ontem a nível nacional, à frente do PS (32,38%). O Bloco de Esquerda mais que duplicou a representação parlamentar (10,22%), ultrapassando a CDU (8,27%). O partido PAN elegeu o seu único deputado, que é também o único dos pequenos partidos. O resultado no distrito de Coimbra deu também a vitória ao PàF, mas por uma diferença de apenas 1,90% sobre o PS, enquanto a votação no BE permitiu a este partido eleger o seu cabeça-de-lista pelo círculo.

Em todos os cinco concelhos do distrito lideradas por câmaras do PSD, a coligação de direita venceu: Arganil, Cantanhede, Mira, Pampilhosa da Serra e Penela. Já o contrário não é verdade: há 12 câmaras de maioria socialista, mas em cinco delas foi a coligação PáF, que obteve maioria de votos ontem à noite: Góis, Oliveira do Hospital, Penacova, Tábua e Vila Nova de Poiares. Portanto, a coligação ganhou em 10 concelhos, incluindo duas das quatro cidades: Cantanhede e Oilveira do Hospital.

Traçando uma tendência de voto nos concelhos do distrito de Coimbra, em comparação com os resultados das Legislativas de 2011, constata-se que, em média, a coligação PSD/CDS desceu cerca de oito por cento, o Partido Socialista cresceu cinco por cento, a CDU manteve o resultado ou subiu um por cento em cada concelho e o Bloco de Esquerda duplicou a votação de há quatro anos, passando à frente da CDU na esmagadora maioria dos concelhos. Só em Penacova a CDU ficou à frente.

A maior queda de votação da PàF foi em Vila Nova de Poiares, com menos 14 por cento do que em 2011. Em compensação o PS obteve aqui a sua maior subida, de nove por cento.

Por outro lado, mesmo com quebras, foi em Cantanhede, Mira e Penela que a coligação obteve as suas melhores votações por concelho, a rondar os 50 por cento, enquanto os melhores resultados do PS, a rondar os 40 por cento, foram em Soure, Góis e Lousã.

 

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.