Vinte atores europeus apresentam em Coimbra peça baseada na obra de Piketty

Posted by
Spread the love

O CAPITAL

Vinte atores europeus apresentam no sábado, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, a peça “O Capital“, resultado de um projeto internacional de teatro, que tem como base a obra “O Capital no Século XXI” do economista francês Thomas Piketty.

O espetáculo surge no âmbito do projeto internacional europeu École des Maîtres, que este ano juntou jovens atores de Portugal, Itália, Bélgica, França, Croácia e Eslovénia, e o encenador croata Ivica Buljan.

“O projeto tem a particularidade de colocar 20 jovens de diferentes países em contacto com um encenador de referência”, num projeto de criação profissional, mas também de “colaboração e formação” de jovens atores, sublinhou o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Fernando Matos de Oliveira.

Depois de várias semanas de formação e ensaio, os jovens apresentam agora a peça, passando pelos diferentes países participantes, sendo Coimbra a penúltima paragem do espetáculo, antes da apresentação final, na terça-feira, em Bruxelas.

O espetáculo aborda a obra de Piketty e reflete de forma crítica sobre o destino “das sociedades capitalistas do ocidente” e sobre “a espectacularização do dinheiro no espaço público contemporâneo”, disse à agência Lusa o diretor do TAGV.

A peça “pensa na reflexão da economia contemporânea, cruzando com outras leituras de artistas, escritores e ensaístas”, surgindo durante o espetáculo excertos de Pasolini, Shakespeare, Molière, Marx ou Foucault.

O espetáculo tem quase três horas e é falado “maioritariamente em inglês”, referiu.

Ivica Bujlan é um encenador croata com diversos espetáculos apresentados em festivais internacionais, tendo dirigido o Teatro Nacional da Croácia e fundado o Mini Teater na capital da Eslovénia, Ljubljana.

Este é o quarto ano consecutivo que o TAGV é parceiro do projeto École des Maîtres, que junta seis países europeus.

“O Capital” é apresentado no sábado às 18:00, no TAGV, com entrada gratuita.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.