Imagem Peregrina está três dias em Coimbra

Spread the love

NOSSA SENHORA FATIMA LC

Meio século depois da última “visita”, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está de regresso a Coimbra. A deslocação está a ser preparada com todo o cuidado pelo Arciprestado de Coimbra Urbana da Diocese de Coimbra.

A chegada à cidade acontece na próxima sexta-feira, pelas 20H00, no Largo da Portagem. Depois do cântico e da saudação, será realizada uma procissão até à Igreja de Santa Cruz, onde terá lugar “um cântico”.

Deste local, a imagem seguirá no carro em velocidade normal até à Sé Nova. A hora prevista de chegada é às 21H30, sendo dado início, meia hora depois, à Vigília de Oração que durará toda a noite e que será animada por todas as paróquias do concelho.

Durante o dia de sábado, têm lugar as Laudes Marianas (09H00), Missa (10H00 e 18H00), Terço (11H00, 14H00 e 21H00 – neste caso, presidido pelo Bispo), Ângelus (12H00) e as Vésperas (19H00). Os pontos altos do acolhimento da imagem neste dia terão lugar às 15H00, com a realização de uma Via Sacra, e às 21H30, através da Procissão de Velas. Neste caso em particular, a Diocese espera a presença de milhares de fiéis junto à Sé Nova e ao longo do percurso: Largo João Paulo II, Penedo da Saudade, Alameda Júlio Henriques e Largo João Paulo II, regressando à Sé Nova.
Nessa madrugada, terá lugar uma Vigília de Oração animada pelos Movimentos e Congregações. O encerramento da visita acontece às 11H00 de domingo com a celebração de uma missa presidida pelo Bispo, D. Virgílio Antunes. Ao longo dos três dias, o objetivo é tornar atual a mensagem de Fátima e, neste caso concreto, como apoiar os refugiados.

Aliás, a Diocese integra a Plataforma de Apoio aos Refugiados e, na próxima reunião do Arciprestado, será definida a forma como ela pode contribuir para o acolhimento de algumas pessoas.

A apresentação do programa coube ao Vigário Episcopal para a Pastoral, Padre Jorge Silva Santos, e o arcipreste de Coimbra Urbana, Frei Domingos. | António Alves

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.