Idosos com mais de 80 anos serão cerca de 16% da população portuguesa em 2080

Posted by
Spread the love

Dia comemora

Portugal já é um dos países com maior proporção de pessoas idosas entre os residentes, mas deverá envelhecer ainda mais. A perspetiva é que seja o segundo país da União Europeia (UE) com a maior proporção de pessoas com 80 ou mais anos no final deste século, numa lista que deverá ser liderada pela Eslováquia, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.
No âmbito do dia internacional das pessoas idosas – 01 de outubro (depois de amanhã) – o gabinete oficial de estatísticas da UE prevê que, em 2080, uma em cada oito pessoas deverá ter 80 ou mais anos.
Em 2080, Portugal deverá ter 15,8% de pessoas com 80 ou mais anos, e 30% com mais de 605 anos, só ultrapassado pela Eslováquia.
As pessoas com 80 ou mais anos de idade deverão mais do que duplicar no período analisado, traduzindo uma subida de cerca de 05% em 2014 para 12,3% da população em 2080, lê-se na projeção do gabinete europeu, que sublinhou os efeitos destas alterações demográficas a nível da situação económica e da inclusão social dos idosos.
Para assinalar o dia do idoso, o Eurostat divulgou os dados sobre a utilização de internet entre os mais velhos e registou que, em 2014, menos de metade (42%) dos habitantes entre os 65 e os 74 anos afirmaram-se internautas. Em Portugal, a percentagem de idosos internautas foi de 23%.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.