Encontro de Literatura Infantil debate em Coimbra a palavra e as bibliotecas

Posted by

ROTAS DA PALAVRA

O terceiro Encontro de Literatura Infantil e Juvenil de Coimbra, a decorrer em 2, 3 e 9 de outubro, vai debater, designadamente, a importância da palavra, de diferentes leituras e das bibliotecas municipais e escolares.

O encontro pretende “fazer uma abordagem e uma reflexão sobre o interesse e a importância da palavra, diferentes rota(s), diferentes contextos, diferentes leituras, literacias diversas, o papel e a influência das bibliotecas municipais e escolares e de outros equipamentos culturais na educação e formação do cidadão”, afirma a Câmara de Coimbra numa nota hoje divulgada.

Subordinado ao tema ‘Rota(s) da palavra’, a iniciativa, que vai realizar-se em diferentes espaços municipais da cidade – Casa da Cultura e núcleos do Museu Municipal de Coimbra do Edifício Chiado e das torres de Anto e de Almedina, integra-se no plano de ação ‘Coimbra a ler+’.

O ‘Coimbra a ler+’ relaciona-se com “a missão das bibliotecas públicas, enquanto promotoras da informação, da alfabetização, da educação e cultura”, consolidada através do trabalho que o município desenvolve “em articulação com as escolas do concelho integradas na Rede de Bibliotecas de Coimbra”, refere a autarquia.

Reconhecido pelo Ministério da Educação como “formação creditada para docentes” (20 horas/0,8 créditos), o encontro será coordenado pelos formadores Helena Duque e João Manuel Ribeiro e dirige-se essencialmente a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário, professores bibliotecários, elementos das equipas das bibliotecas escolares, técnicos de bibliotecas, animadores culturais e mediadores de leitura.

Regina Rocha, Isabel Mendinhos, Lúcia Barros, Raquel Barros, João Manuel Ribeiro, Leonor Riscado e Rui Veloso são alguns dos participantes no encontro, cuja sessão de abertura está agendada para as 14:00 de sexta-feira, 02 de outubro, na Casa Municipal da Cultura.

O último dia da iniciativa, 09 de outubro, será dedicado a ‘Rota(s) das palavras – A arte de escrever’, tema que, apresentado por João Mancelos, abordado sob três diferentes estilos: “Escrita criativa: análise do conceito, função e particularidades”, “Etapas do processo na escrita criativa: do jogo de associação de ideias à crítica construtiva de um produto final)” e “Afeto e criatividade: reflexão da importância da atitude do professor (afeto e criatividade) no processo da escrita criativa”.

One Comment

  1. como inscrever?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*