Região de Coimbra com alto fator de coesão

Posted by
Spread the love

Coimbra sol

A CIM Região de Coimbra ocupa o 6.º lugar no Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR), que avalia a competitividade, coesão e qualidade ambiental de cada zona.
Num destes subíndices – fator de Coesão –, a CIM com sede em Coimbra consegue um inesperado segundo lugar entre as 25 sub-regiões do país. Já na Competitividade, a sub-região baixa para o 9.º lugar. Bem pior é o “desempenho” na componente Qualidade Ambiental em que se fica por um modesto 20.º lugar.
Os dados, ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, estabelecem para o ISDR e para cada componente um índice 100 como média nacional. Um valor que a Região de Coimbra apenas consegue superar, justamente, no índice de coesão, que procura refletir o grau de acesso da população a equipamentos e serviços coletivos básicos de qualidade e também a eficácia das políticas públicas traduzida no aumento da qualidade de vida e na redução das disparidades territoriais.
Nos restantes componentes, a Região de Coimbra fica aquém da média nacional, com destaque negativo para a Competitividade, em que o elevado índice da Área Metropolitana da Lisboa (113,38) acaba por desequilibrar a média.

(Ler artigo completo na edição impressa)

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.