Opinião – Património da Unesco. Balanço ao fim de 2 anos

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

Zona classificada. Um sucesso acima das expectativas.

1.Comemoração de 2 Anos de Património Unesco

Coimbra está a comemorar o 2º Aniversario da obtenção do Estatuto de Património Mundial da Unesco, que está a “transformar a cidade de forma notável” como dizia há poucos dias, em noticia veiculada pela Antena 1, o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Junker.

Quasi ao mesmo tempo, um prestigiado jornal nacional publicou um artigo com um titulo enganador, injusto e de vistas curtas; “ Dois anos depois, Coimbra sente pouco a classificação da Unesco”!

Enganador porque ao fim de dois anos, mais rapidamente do que se poderia pensar, uma grande parte da cidade está a atingir resultados verdadeiramente notáveis e acima das expectativas!

Injusto porque não rende homenagem as Entidades e população que em clima de austeridade, sem grandes ajudas externas, e na maioria apenas com os seus próprios meios, está a lutar intensamente para corresponder ao prestigio que a cidade esta a ganhar, dia a dia, a nível mundial. De vistas curtas porque, dois anos não são nada na transformação de uma cidade, ainda por cima numa cidade, com um potencial enorme por explorar, que em muitos aspectos adormeceu no tempo!

O título do artigo deveria ser pelo contrario “Coimbra, ao fim de dois curtos anos, dá sinais surpreendentes que vai vencer o desafio Património Unesco, em toda a linha”!

Façamos um Balanço destes dois anos, necessariamente incompleto, procurando ser isento, sereno e competente.

2. A Cidade e a Zona classificada

É conveniente esclarecer que a Zona classificada como Património Mundial da Unesco é “a Universidade, Alta e Sofia” e não toda a cidade de Coimbra! Quando se diz, “ Coimbra Património Mundial da Unesco” está-se a exprimir um desejo que a cidade se integre nesta luta árdua e longa e trabalhe as oportunidades, como muitos já estão a fazer com êxito! É por isso natural que a zona classificada, como diz o artigo, seja aquela que está já a colher os frutos mais imediatos e visíveis. E isso só nos pode servir de exemplo e sobretudo encher de contentamento! A UC tem um Estatuto que conquistou ao longo de 725 anos, mas mesmo assim foi necessário o trabalho de duas décadas, de um grupo extenso e qualificado, na preparação dos Dossiers que conduziram à obtenção desta distinção, que a está a começar a posicionar nos grandes roteiros turísticos e culturais a nível Mundial

3. Zona classificada. Sucesso acima das expectativas

Ao fim de dois anos, percorrer a zona classificada, desde os Paços da Escola, descer o Quebra Costas e percorrer a zona central da Baixa desde a Portagem até a Rua da Sofia é assistir a uma Festa onde se entrelaçam; turistas, em numero crescente, maravilhados com o que veem; ruas e monumentos restaurados que embelezam a cidade; comerciantes com casas cheias sem mãos a medir; negócios a abrir aproveitando as oportunidades a nascer; estudantes de muitas nacionalidades que vão ser os arautos daquilo que viram e viveram nesta cidade encantada!

Nesta fase de celebração queremos endereçar os Parabéns à nossa UC, que está, mais uma vez, a ser um motor de desenvolvimento e modernidade de Coimbra. Desejar-lhe boa sorte na consolidação e gestão dos novos públicos que estão a descobrir a cidade. O sucesso é feito de trabalho e o trabalho é entusiasmante, quando as causas são nobres e justas!

Na próxima Crónica analisaremos a Zona não classificada.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.