“Festa” é o tema do Festival das Artes 2015

Spread the love

FESTIVAL DAS ARTES 2015

Produzido em 2015 sob o signo da “Festa”, o Festival das Artes, um dos eventos culturais marcantes da cidade de Coimbra, decorre na sua 7.ª edição entre 16 e 28 de julho. A apresentação do festival aconteceu esta terça -feira, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Mantendo como palco principal da sua programação o Anfiteatro Colina de Camões, localizado nos jardins da Quinta das Lágrimas, o Festival das Artes vai continuar a programar vários espaços da cidade, desde o Edifício Chiado ao Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, passando pelo Museu Nacional de Machado de Castro e a Casa da Escrita, até ao rio Mondego a bordo do barco Basófias.

Como afirmou o presidente da direção do evento, José Miguel Júdice, no encerramento da sua última edição, em 2014, “o Festival das Artes nasceu em 2009, quando a crise económica, financeira e psicológica se abateu sobre Portugal e os portugueses. Têm sido anos de privações, sofrimento e pessimismo. A arte não é uma panaceia nem faz milagres. Mas pode ajudar a que nos sintamos melhores, mais alegres e mais otimistas sobre o futuro”. Essa é também a aposta do Festival das Artes para 2015 e, por essa razão, os seus responsáveis, afirma que este será “um ano de festa”.

De acordo com uma nota da produção, “com uma original programação e um envolvimento maior do público que, mais do que espetador, será também por vezes coautor, a festa vai trazer a Coimbra e à região Centro momentos de pura diversão, cultura e alegria”, ao longo dos 13 dias consecutivos em que o festival vai desenrolar-se.

 Ainda de acordo com a organização, a conferência de imprensa para a apresentação do programa do Festival das Artes 2015 vai realizar-se a 23 de junho, pelas 12H00, no Hotel Quinta das Lágrimas, com a presença de José Miguel Júdice, presidente da direção do festival, Carina Gomes, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, e Celeste Amaro, na qualidade de diretora Regional de Cultura do Centro.

O Festival das Artes é uma iniciativa da Fundação Inês de Castro. Em 2015, na sua 7.ª edição, o Festival das Artes foi escolhido pela Comissão Europeia para integrar a rede Europe for Festivals, Festivals for Europe, que promove a visibilidade e o intercâmbio de experiências entre festivais de arte de toda a Europa.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.