Coimbra com risco elevado de radiação ultravioleta

Posted by
Spread the love

Coimbra sol

Coimbra está entre os 13 distritos e regiões, incluindo a Madeira, que apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para além de Coimbra, também Aveiro, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas e Viseu, só na região Centro, estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

Para hoje, o IPMA prevê aumento da temperatura de cinco graus, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao fim da manhã. A partir da tarde, aumento de nebulosidade nas regiões Norte e Centro, em especial no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.