Ampliação do Portugal dos Pequenitos “é uma grande responsabilidade”

Posted by
Spread the love
DB/Luís Carregã

DB/Luís Carregã

Portugal dos Pequenitos vai crescer mais um terço e terá elementos de edifícios contemporâneos de valor arquitetónico. As réplicas de edifícios modernos transformarão o aspeto geral do parque, mas a intenção é manter a continuidade, afirma Patrícia Viegas Nascimento, presidente da Fundação Bissaya Barreto

Aos 75 anos, o Portugal dos Pequenitos continua a ser uma ideia de sucesso, nas suas vertentes turística, lúdica e pedagógica?
Sim, o Portugal dos Pequenitos é uma referência, de grande valor patrimonial, cultural e turístico, e muito importante pelas suas vertentes pedagógicas e lúdicas. Este parque diferencia-se de outros existentes, porque aqui as crianças podem interagir com o património, vivenciar e criar histórias. Tem características muito próprias que o tornam único, singular, entre os parques temáticos.

Continua atual a conceção que esteve na sua origem?
O Portugal dos Pequenitos foi uma ideia genial do Prof. Bissaya Barreto, que o arquiteto Cassiano Branco soube muito bem interpretar, tanto ao nível das casinhas regionais, como na parte monumental, onde, numa espécie de puzzles recriou os ícones arquitetónicos dos monumentos mais importantes do país de então. O objetivo do Prof. Bissaya Barreto era que a criança aprendesse brincando a história de Portugal, a cultura, os costumes. Essa foi a génese e a conceção do parque, que continua atual e que queremos manter.

Entrevista completa na edição impressa de fim de semana do Diário as Beiras 

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.