Mortágua decreta três dias de luto municipal por morte de cinco peregrinos

Posted by
Spread the love

MORTÁGUA DR

A autarquia de Mortágua, distrito de Viseu, decretou este sábado três dias de luto municipal, na sequência do acidente rodoviário envolvendo peregrinos daquele município e que provocou cinco mortos, no IC2, em Cernache, disse à Lusa o presidente da Câmara.

“Isto é o momento mais negro que um autarca com mais de 20 anos [de funções] pode ter na vida. É uma tragédia que se abateu sobre um grupo de amigos, todos se conhecem”, afirmou o autarca, aludindo ao acidente que envolveu cerca de 80 peregrinos que se dirigiam a Fátima no IC2, em Cernache (Coimbra).

José Júlio Norte deslocou-se de Mortágua ao local do acidente, logo após o sucedido e testemunhou a “violência” do embate, na sequência do despiste de um automóvel ligeiro, cerca das 04H00 deste sábado.

“Fruto da velocidade a que seguia, o carro derrapou na curva e varreu os pinos que estavam na estrada [que assinalam uma faixa de segurança colocada na via contrária, precisamente para a circulação dos peregrinos] antes de atropelar as pessoas”, frisou o autarca.

No grupo de peregrinos seguiam 14 escuteiros “em apoio aos peregrinos mais velhos”, dois dos quais acabaram por falecer na sequência do acidente “e morreram na sua missão”, lamentou.

Junto à igreja de Mortágua concentram-se dezenas de pessoas, a meio da manhã deste sábado, para receber o grupo de peregrinos que regressou a casa, em dois autocarros, depois de ter sido acolhido nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova.

“O que nos vai na alma é um sentimento muito forte de solidariedade, não só com vítimas e as suas famílias mas também por todo o apoio exemplar que tivemos em Condeixa-a-Nova, desde o presidente da câmara ao vereador da proteção civil, como ao presidente da direção e comandante dos bombeiros”, assinalou José Júlio Norte.

Adiantou que na sequência da decisão de decretar três dias de luto municipal, várias associações do concelho cancelaram as atividades previstas para os próximos dias.

 

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.