Coimbra quer ser a cidade dos congressos

Spread the love
Foto Luís Carregã

Foto Luís Carregã

Depois de “Cidade do Conhecimento”, “Cidade da Saúde” ou “Cidade do Amor”, Coimbra tem agora todas condições para se tornar a “Cidade dos Congressos”. O desafio foi ontem lançado pelo presidente da câmara, Manuel Machado, na sessão de abertura da conferência internacional “Conversas no Convento”.
Segundo o autarca, esta imagem será “um dos principais eixos para modernizar e, sobretudo qualificar, os setores económicos da cidade ao nível do turismo, cultura, hotelaria, restauração e comércio”. Aliás, Manuel Machado defende que a cidade já tem as condições para se tornar a sede de “um cluster” dos congressos. “A criação deste “cluster” dos congressos em Coimbra implica, por conseguinte, o funcionamento coordenado, e em rede, de todos os atores relevantes, assumindo a Câmara o papel de coordenação que lhe compete”, afirmou.
Para tal, a gestão terá de ser permanente, bem como “conciliar a sua vocação eminentemente citadina e urbana, com a escala regional e a dimensão nacional”. Uma coisa é certa para Manuel Machado: “no nosso projeto, o Convento não esvaziará os outos equipamentos da cidade, sejam ou não municipais; tal como não sugará a energia de nenhum agente cultural nem concorrerá com atividades culturais que meritoriamente já existem na cidade”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.