Sementeira partilhada em Coimbra desafia as pessoas a produzirem nas suas casas

Posted by
Spread the love

coimbra em transição 02 DR

De um espaço público que estava ao abandono há alguns anos nasceu uma sementeira partilhada, através da qual a associação Coimbra em Transição quer incitar as pessoas a criarem pequenas hortas, nas suas varandas, jardins ou parapeitos de janelas.

A associação recebeu o espaço, que se situa no Jardim da Sereia, no centro de Coimbra, entre “janeiro e fevereiro” e, para rapidamente o aproveitar, por fevereiro ser a altura das sementeiras, decidiu lançar um desafio à cidade, utilizando o princípio de um almoço partilhado.

A 08 de março, convidaram as pessoas a levar areia, terra, embalagens e sementes para se criar a sementeira partilhada na estufa do jardim, disse à agência Lusa a presidente da assembleia geral da Coimbra em Transição, Patrícia Miguel.

Na sementeira, que dá agora os primeiros passos, encontram-se já pequenas plantas, flores comestíveis, frutas e ervas aromáticas, como tomateiros, coentros, manjericão, beterraba, alface ou alho francês, bem como produtos menos conhecidos como borragem, calêndulas, cravo-túnico ou bergamato.

A partir de oficinas em que “não se paga para aprender”, a associação ganha “a mão-de-obra e os recursos” e, por outro lado, ensina “as pessoas como se semeia, como se transplanta e qual a melhor altura para cada semente”, conta.

“Há muita gente que não sabe como semear ou como fazer de uma semente uma planta – algo comestível e que possa colher”, frisa Patrícia.

Contudo, o objetivo não é apenas ensinar os participantes a semear ou a fazer a manutenção de uma horta, mas também “abrir um espaço da cidade às pessoas”, bem como dar “autonomia a quem aprender a semear, ao ponto de ter um controlo maior sobre aquilo que come”.

Segundo Patrícia Miguel, há duas vontades nas pessoas que participam na sementeira: há quem queira ter “a horta em sua casa, muitas vezes numa varanda ou num parapeito de uma janela,” e “há quem não tenha espaço para uma horta e sente que tem aqui um espaço”.

A formação ocorre em eventos concretos, sendo o próximo no dia 11, aquando da transplantação dos produtos da estufa do jardim para pequenas hortas, situadas à sua frente.

O projeto culmina com a colheita, que também é partilhada, explica a membro da associação, sublinhando que o produto final não é contabilizado nem dividido entre os participantes, sendo toda a iniciativa de cariz pedagógico e de partilha informal.

A iniciativa vai também contar com uma parceria com a Associação Nacional de Intervenção Precoce, em que as crianças da creche vão poder “acompanhar a horta” à medida que ela vai crescendo.

“É importante para as crianças uma ligação entre elas e aquilo que encontram nas prateleiras do supermercado”, sublinha Patrícia Miguel.

Miguel Poiares, que participa na sementeira, era designer e, “depois de trabalhar tanto com computadores, queria algo mais relacionado com a natureza”, olhando para a iniciativa como uma forma de se aproveitar um “espaço abandonado”.

“É ótimo, para se vir aqui relaxar e desanuviar um bocadinho”, refere.

Para Lurdes Mateus, da Coimbra em Transição, um dos objetivos principais é a sensibilização para a produção local, salientando que, com esta ação, as pessoas poderão fazer “pequenas hortas urbanas num quintal, numa varanda ou num vaso”, tendo depois o prazer “de colher e comer coisas que se sabe de onde vêm”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.