Percurso pedonal liga no verão a Baixa à Alta de Coimbra pelo Jardim Botânico

Posted by
Spread the love

JARDIM BOTANICO LC

Dentro de cinco meses deverá abrir ao público uma ligação pedonal entre o Parque Verde do Mondego e a Universidade de Coimbra, com passagem pelo Jardim Botânico, de acordo com a empreitada consignada hoje pelo município do Mondego.

A obra “Da Baixa à Alta pelo Botânico“, consignada por 346.952 euros, inclui intervenções de recuperação e restauro de um troço da antiga muralha e torre, da capela de São Bento, casa do reservatório e capela de Santo Elídio, situados no Jardim do Botânico de Coimbra.

“Este é um espaço marcante e muito importantíssimo para a cidade, não só ao nível da ciência, mas também para usufruto dos cidadãos. A abertura desta ligação vai permitir às pessoas aumentar o seu conhecimento sobre este magnífico sítio que os antepassados fizeram”, salientou o presidente da Câmara, Manuel Machado (PS).

A intervenção vai permitir reabrir ao público a Mata do Jardim Botânico, encerrada há várias décadas, que é uma parte da cidade desconhecida para a maioria das pessoas, e criar dois percursos temáticos: o da Água e o da Muralha.

O percurso pedonal permite a aproximação do Museu da Água, instalado no Parque Dr. Manuel Braga, na Baixa de Coimbra, ao Jardim Botânico, onde ainda existe a primeira cisterna de armazenamento de água para abastecimento da cidade, e à Universidade.

“Trata-se de um projeto novo de relação construtiva entre a cidade e a Universidade”, sublinhou o presidente do município de Coimbra, que garantiu a abertura do acesso de “sol a sol”, com as devidas medidas de proteção e preservação dos espaços.

Para o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, que presidiu à sessão de consignação da empreitada, realizada no Jardim Botânico, a abertura da ligação até à Baixa representa um “exemplo prático de um clima de colaboração produtiva entre a Câmara e a Universidade e a vontade de construir em conjunto”.

“Estamos a recuperar o jardim para melhorar significativamente o seu caráter público e a desenvolver a componente científica, que está menos desenvolvida”, disse o reitor, considerando que a abertura da nova ligação pedonal tem “enorme potencial” para atrair mais turistas.

Com cerca de 800 metros de extensão, o percurso desenvolve-se dentro de um espaço com enorme valor ambiental, paisagístico e científico, que integra os bens inscritos na lista de Coimbra património Mundial da Unesco.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.