Opinião – Turismo da Universidade. Turismo da Cidade

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. A mais rica Biblioteca do Mundo Lusófono

Tenho na minha frente o monumental edifício da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Na frontaria, grupos escultóricos grandiosos representando o Saber e o Conhecimento convidam a entrar. A Biblioteca acaba de receber uma honrosa distinção, que não podemos deixar de mencionar; Marca de Património Europeu, que destaca o seu importante contributo para a história, cultura e integração europeia. Considerada a mais rica biblioteca universitária do mundo lusófono, completou 500 anos em 2014. Tem um acervo de 1, 5 milhões de livros disponíveis em 28 kms de estantes, distribuídos por 7 pisos, o que diz bem da sua enorme dimensão e importância.

2.A questão do Turismo em Coimbra

No hall de entrada estão os serviços de atendimento aos turistas. Dois balcões lado a lado. Do lado direito, o que dá informações sobre a Universidade atende um grupo de espanhóis bem-dispostos. Não tem mãos a medir, pois outros grupos atrás, de várias nacionalidades, aguardam impacientemente a vez de ser atendidos.
O outro, o do lado esquerdo, que dá informações sobre a cidade de Coimbra em geral, está com muito menos gente para atender. Procuro saber se esta discrepância é passageira ou é facto habitual e tendo a confirmação que previa, dizem-me:
– Desde que a Universidade foi consagrada Património Mundial da Humanidade, o número de turistas aumentou exponencialmente. Mas a maior parte chega, visita a Universidade e vai-se logo embora!
Esta é uma questão que tem que ser resolvida seriamente e revertida a favor da cidade. O Turismo da Universidade, felizmente, cheio de clientes e sem mãos a medir! O da Cidade a precisar de poderoso impulso! Há aqui um grande desafio à procura de resposta. Que se traduza numa maior sinergia entre universidade e cidade, com benefícios para as ambas as partes!

3. Um taxista que é um livro aberto

O taxista, que me leva de volta a casa, diz-me filosoficamente, com a experiência de uma vida em contacto permanente com os turistas:
– Desde que foi Património da Unesco, Coimbra tem recebido muitos mais turistas! Nem se compara! O senhor nem faz uma pequena ideia, o que era dantes e o que é agora!
Os estrangeiros são cada vez mais, mas vêm todos direitos à universidade. O resto da cidade passa-lhes ao lado! Hoje de manhã, por exemplo, levei um grupo de brasileiros à Estação Velha para tomarem o comboio para o Porto. Ontem tinham visto a universidade e gostaram muito! Falavam do Choupal e da Rainha da Santa, mas não tinham tido tempo para lá ir!
Como ainda tinham quase uma hora de espera, pediram-me para fazer um “giro” pela cidade! Levei-os ao Penedo da Saudade, mas nem quiseram sair do táxi! Que não valia a pena! Sabe, eles às vezes são um bocado mandriões! É preciso “puxar” por eles!
E continua :- Então quando é à noite nem sei onde é que os hei-de levar! Se houvesse meia dúzia de bares onde se ouvissem dois ou três fados de Coimbra, uma cerveja e uma bifana, era para lá que eu os levava!
A maior parte não quer ir lá jantar, e ouvir fados com intervalos de meia hora, porque já jantaram no hotel. Diga lá isso na crónica, à minha responsabilidade!

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.