Conto “Dinis e Isabel” em Santa Clara-a-Velha

Spread the love

DINIS E ISABEL - UM CONTO DE PRIMAVERA DR

“Dinis e Isabel – Um Conto de Primavera”, original de António Patrício para uma criação de Tobias Monteiro a juntar cinema e teatro, chegou ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra. O espetáculo – com os atores Filipe Duarte (D. Dinis), Nuria Mencía (D. Isabel), Márcia Breia (o bobo) e Margarida Gonçalves (aia da Rainha) – teve as duas primeiras apresentações nos dias 24 e 25 de abril e regressa agora a 1 e 2 de maio, sempre às 21H30.

De acordo com uma nota da produção – da responsabilidade da KBB (Kind of Black Box) –, Tobias Monteiro, encena e realiza a adaptação do texto de António Patrício, que “explora a relação do casal real depois do milagre das rosas”. Em palco, a juntar a Nuria Mencía, atriz espanhola a desempenhar o papel de Isabel de Aragão, Rainha Santa de Portugal, Filipe Duarte (D. Dinis), mas também a consagrada atriz Márcia Breia. Num sítio especial, não apenas pela beleza das ruínas do mosteiro medieval, mas também pela profunda ligação a Isabel de Aragão.

O filme que integra o espetáculo foi, aliás, rodado no Castelo de Leiria – onde “Dinis e Isabel – Um Conto de Primavera” teve a sua estreia – e no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, correspondendo aos primeiros dois atos do texto de António Patrício. No último ato, adianta ainda a nota da KBB, “os atores saem da tela para o cenário real, envolvendo o espetador na intensidade do drama” do casal real que marcou de forma indelével a história de Portugal.

Entre os objetivos deste projeto a vários títulos inovador, destaque para a promoção do “valor da cultura e dos equipamentos de interesse histórico e turístico, aliado às artes do espetáculo e aos cruzamentos disciplinares”.

O preçário de “Dinis e Isabel – Um Conto de Primavera” é o seguinte: 10 euros (preço público em geral), cinco euros (estudantes, maiores de 65 anos, grupos com mais de 15 pessoas). Os associados Montepio têm 20% de desconto sobre o preço geral.

A reserva de ingressos é obrigatória e deverá ser feita através do contato de e-mail do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – mosteiro.scvelha@drcc.pt – (ao cuidado de Catarina Cunha Leal), indicando o número de bilhetes pretendidos, data, nome, contacto telefónico e e-mail do responsável pela reserva.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.