Construir nova maternidade e intervir nas urgências e nos cuidados intensivos são os próximos projetos do CHUC

Posted by
Spread the love
02022012 JOSE MARTINS NUNES PRESIDENE DOS CHUC COIMBRA LUIS CARREGA

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

Porque considera o CHUC um dos pilares estratégicos para a sustentabilidade económica do Centro?

Porque o CHUC constitui um dos motores da economia da região Centro, seja através dos empregos diretos (7.600) e indiretos (+\- 5.000) ou com a aquisição de serviços diferenciados que solicita ao tecido social e empresarial da região.

De que forma contribui para essa sustentabilidade?

É a primeira empresa da região em número de trabalhadores e a segunda em volume financeiro, seguida e precedida de duas celuloses. A esta influência direta acresce a sua capacidade de liderar ou integrar consórcios e parcerias com a universidade ou com as empresas de Inovação Tecnológica (de que são exemplo a sua participação no Health Cluster de Portugal ou no Biocant, no Centro de Neurociências de Coimbra, no ageing@coimbra, InnoStars ou KIK, integrando a EIT Health). Assim, o CHUC exerce uma função de atratividade para a cidade e para a região, de que é por exemplo a chegada diária de doentes aos diversos polos de saúde de Coimbra, em resultado do prestígio de que, nesta área, a cidade desfruta perante o país. Em bom rigor, a faceta sempre historicamente assumida pelo CHUC de que se trata de um hospital universitário, acaba por se traduzir na garantia de que Coimbra merece bem ser reconhecida como a “capital da Saúde” – com as vantajosas consequências para a economia e para a qualidade de vida da região.

Em que números se baseia essa conclusão?

O CHUC movimenta anualmente várias centenas de milhões de euros, tem vários milhares de funcionários e estabelece parcerias económicas com largas dezenas de empresas locais. A estes números diretos, importa acrescentar o seu contributo para a manutenção, preservação e desenvolvimento de um vasto património edificado, no conjunto dos hospitais que nele foram integrados.

Versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.