Praia de Alvoco das Várzeas reconhecida a nível internacional

Posted by
Spread the love
Praia fluvial

Praia fluvial

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas acaba de ser recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao júri internacional do programa Bandeira Azul 2015.

Em causa, estão o cumprimento de todo um conjunto de critérios e boas práticas impostos pela ABAE, relacionados com a qualidade de informação, realização de atividades de educação ambiental, códigos de conduta ambiental e qualidade da água balnear.

Banhada por um dos rios menos poluídos da Europa – o rio Alvôco – a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com uma Bandeira Azul, estreando-se assim no mapa das 18 praias fluviais do país que no ano passado ostentaram aquele símbolo de qualidade ambiental atribuído pela ABAE.

Note-se que em 2014, a Praia Fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva, também renovou o seu estatuto de Praia Acessível – uma distinção que visa galardoar as praias que reúnem um conjunto de condições para serem usufruídas por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.

Para o vereador responsável pelo pelouro do Turismo, Francisco Rolo, a recomendação internacional da Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, é “o corolário de um notório investimento da câmara municipal na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, nos domínios do controlo de qualidade das águas e da segurança dos banhistas, nas estruturas de apoio e promoção”.

As recentes certificações das praias fluviais dos vales do Alva e do Alvôco, que recentemente passaram a integrar a Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto e vão agora ser contempladas com algumas obras de valorização, “são o reforço do convite a desfrutar do contacto com a natureza limpa e autêntica”, sublinha, ainda, o vice-presidente da câmara.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.