Editorial – 21 anos a inovar

Posted by
Spread the love
Agostinho Franklin

Agostinho Franklin

21 anos na vida de uma pessoa ou de uma instituição é sinónimo de maturidade e solidez.

O Diário As Beiras celebrou no passado dia 15 de Março a sua maturidade que, desde a sua fundação, se afirmou como irreverente e aragem fresca no panorama dos media da nossa região e até, porque não dizê-lo, no panorama nacional.

Indo beber ao que de melhor se fazia na época a nível mundial, o Diário As Beiras rapidamente se caraterizou por uma forma de jornalismo diferente da mera informação bacoca e cinzentona que à época se produzia, afirmando-se como um meio de comunicação positivo e dinamizador da região em que se inscreve.

Essa mesma matriz tem vindo a ser reafirmada, com as transformações que temos vindo a introduzir no nosso Diário As Beiras: produção de um informação prática e graficamente bem arrumada, construção de dossiês informativos que ofereçam ao leitor algo mais do que a simples e imediata informação, criação de cadernos temáticos tratando de assuntos socialmente interessantes e úteis para os nossos leitores, cidadãos do tempo contemporâneo.

Referimo-nos, por exemplo, aos cadernos de Saúde&beleza, ao caderno Educação 3.0 e ao caderno Turismos de Futuro que têm recebido muito boa aceitação junto do nosso público leitor e dos nossos anunciantes. E outros projectos de informação se seguirão, sempre na perspetiva de que um meio de comunicação deve adaptar-se aos tempos em que se desenvolve.

Exemplo dessa preocupação inovadora é a grande difusão que a nossa edição digital tem tido, com cerca de 23000 assinantes, distribuída por uma franja de leitores de segmento A-B; conjugada com a nossa edição papel, constitui um total de cerca de 29000 assinantes o que nos confere uma escala interessante no panorama dos jornais regionais e nacionais.
Os acessos à nossa página web são também de relevo e afirmativos do interesse dos nossos leitores e do público em geral, atingindo cerca de 2 110 024 visitas e 3 956 343 de visualizações em 2014.
E tudo isto produzido por uma equipa generosa e disponível para os novos desafios — construir um jornal de impacto regional, criando diferença na forma de informar, no modo de divulgar e afirmar o mérito construído na nossa região.
E apoiados igualmente por uma administração atenta e proactiva, ciosa da manutenção da solidificação de um título e de uma marca a que está tão ligada.

Continuando nesta linha de modernidade e inovação, o caderno que hoje lhe apresentamos para assinalar o nosso aniversário é um óptimo exemplo: fomos ao mundo e procurámos quem, sendo de Coimbra e da sua região, tem afirmado a sua qualidade e mérito pessoal pelas diversas regiões mas, obrigatoriamente, mostrado a matriz da nossa região, da sua cultura e da sua forma de ver e construir o mundo.

São 21 boas notícias, que nos confortam e dão ânimo para o que temos vindo a defender: que na nossa região existe potencial que importa maximizar, apoiar e reforçar, cientes que esse é o caminho de uma afirmação conjunta, da rede de valor e de valores.

Pela sua parte, o Diário As Beiras sempre estará disponível para esse reforço positivo, de leitores e anunciantes, adotando uma postura construtiva e aberta na procura de soluções.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.