Poeta Luís Quintais recebe hoje Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Posted by
Spread the love

LUIS QUINTAIS DR

O escritor Luís Quintais recebe esta tarde o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2014, que conquistou com o livro de poesia “O Vidro”, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

A organização atribuirá ainda o prémio de carreira ao poeta Nuno Júdice.

“O Vidro”, que reúne obra poética recente de Luís Quintais, foi editado em 2014 pela Assírio & Alvim e esteve entre os finalistas do prémio literário do encontro Correntes d’Escritas.

Luís Quintais, nascido em Angola em 1968, vive em Coimbra, onde dá aulas na Universidade de Coimbra.

Escreve poesia há mais de vinte anos, tendo publicado cerca de uma dezena de obras, como “Depois da música” (2013), “Riscava a palavra dor no quadro negro”, “Mais espesso que a água”, “Duelo” e “Lamento”.

Há dez anos, em 2005, foi distinguido com os prémios Pen Clube de Poesia e Luís Miguel Nava.

Esta é a oitava edição do prémio literário criado pela Fundação Inês de Castro para distinguir anualmente obras literárias sobre motivos do “mito inesiano”.

O júri deste ano integrou José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Fernando Guimarães, António Carlos Cortez e Pedro Mexia.

Em edições anteriores, o prémio literário Fundação Inês de Castro distinguiu Pedro Tamen, Teolinda Gersão, José Tolentino de Mendonça, Hélia Correia, Gonçalo M. Tavares, Maria do Rosário Pedreira e Mário de Carvalho.

O prémio de carreira já foi entregue a Urbano Tavares Rodrigues, António Osório de Castro, Manuel Alegre, Gastão Cruz, Vasco Graça Moura e Fernando Echevarría.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.