Universitários cumprem missão de voluntariado em Vieira de Leiria

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

Cerca de 60 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa participam numa missão de voluntariado, entre sábado e dia 21, na freguesia de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, foi hoje anunciado.

Depois de três anos em Manteigas, os jovens da Missão País vão realizar voluntariado junto da população idosa, infantil e juvenil em Vieira de Leiria, distrito de Leiria, “ajudando em tudo o que seja possível”.

Um dos chefes da missão em Vieira de Leiria, Domingos Braga, explicou que o projeto tem uma ideia de continuidade de três anos: “Este ano vamos começar uma nova missão em Vieira de Leiria por um período de três anos. Iremos acompanhar as várias instituições da freguesia, como lares, escolas e a paróquia, ajudando em tudo o que conseguirmos e nos for proposto”.

Domingos Braga acrescentou que a primeira vez que ouviram falar de Vieira de Leiria foi através do padre que os acompanha. “Disse que tinha chegado um novo pároco à freguesia e que lhe tinha dito que o projeto seria uma mais-valia para Vieira de Leiria”. Após uma visita à vila, a receção de que foram alvo convenceu-os.

Segundo o chefe de missão, durante uma semana, cerca de 20 voluntários “vão ser distribuídos por três lares da freguesia”, onde “vão desenvolver atividades, fazer companhia e ajudar no que for preciso, como distribuir refeições”.

“A missão será numa perspetiva de animação sociocultural”, salientou Domingos Braga, adiantando que um grupo mais pequeno irá ajudar no apoio domiciliário, enquanto outros ajudarão nas questões mais logísticas.

A semana de voluntariado coincide com a pausa letiva do Carnaval. O trabalho com os mais novos será, por isso, dividido entre a escola e os bombeiros.

“Na segunda e quarta-feira, a escola cede as instalações para desenvolvermos atividades adaptadas à idade dos alunos. No dia de Carnaval, os mesmos alunos vão participar num ‘workshop’ de formação cívica e proteção civil, em colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria”, revelou Domingos Braga.

No regresso às aulas, os voluntários estarão inseridos no funcionamento normal da escola, ajudando em algumas aulas e nos recreios.

“Também durante esta semana iremos andar de porta em porta para falar com as pessoas de Vieira de Leiria, sobretudo os mais velhos, para lhes fazer companhia e as convidar para participarem nas nossas atividades”, revelou ainda Domingos Braga, alertando que os jovens estarão identificados com o logótipo da missão.

A Missão País encerra com a apresentação da peça de teatro “Não te ardia o coração?”, realizada e protagonizada pelos voluntários, no Cine-Teatro Actor Álvaro.

Este projeto é organizado pela Missão País e pela Paróquia de Vieira de Leiria e conta com o apoio das entidades locais.

A Missão País é uma organização católica, criada em 2003, na Faculdade Nova SBE de Lisboa, que organiza e desenvolve as missões universitárias em várias faculdades das cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.