A grande maioria das chamadas recebidas pela Linha SOS Estudante, que nasceu há 17 anos como secção cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC), não têm origem em alunos do ensino superior, mas sim em jovens noutras outras fases da vida.
A Linha SOS Estudante integra-se na área do apoio emocional e prevenção do suicídio, recebendo “cerca de 600 chamadas por ano em que 90 por cento dessas chamadas são realizadas por não estudantes”, refere Ana Garcia, presidente da secção cultural da AAC, acrescentando que a linha não só é destinada a estudantes, mas também à população em geral e de todo o país.
A linha tem o objetivo de ajudar os jovens estudantes na altura de grandes mudanças nas suas vidas, como a entrada para o ensino superior ou outro tipo de problemas que os afetem. No entanto, a maioria das chamadas são feitas por pessoas dos 18 aos 35 anos, não estudantes, onde os temas abordados são a solidão e os problemas nos relacionamentos amorosos.
Reportagem na edição impressa de hoje, quinta-feira, do DIÁRIO AS BEIRAS