Pico da gripe já passou mas frio faz regressar preocupações

Posted by

 

frioAs baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem levar ao aumento dos vírus respiratórios, mas a gripe está em “fase descendente”, esclarece a Direção Geral de Saúde (DGS). Neste contexto é recomendada a continuação da proteção dos grupos vulneráveis.

Apesar de considerar que o pico da gripe já passou, Graça Freitas, da DGS, salienta que as pessoas em risco devem sempre vacinar-se até terminar a época gripal, em março, alertando, porém, que “mesmo sem picos, vai continuar a haver gripe”.

“Nestas alturas de maior frio, há que tentar fazer tudo para ajudar o nosso corpo a manter os mecanismos de termorregulação, e podemos fazer isso com as recomendações gerais habituais”, frisou a responsável.

Nas recomendações, sublinhou a importância do aquecimento das casas, com cuidados redobrados para as lareiras e braseiras, a ingestão de líquidos quentes e refeições quentes com mais frequência, evitando as bebidas alcoólicas que “dão a falsa sensação de aquecimento”.

Graça Freitas adiantou também que os serviços de saúde estão devidamente climatizados para suportar as temperaturas extremas.

A previsão de tempo frio e seco para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a lançar também um alerta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*