Noite mágica no início dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos

Posted by
Spread the love

PORTUGAL PEQUENITOS 3 LC

Façamos felizes as nossas crianças”. O lema de Bissaya Barreto – que marca toda a sua obra – foi vivido e sentido na noite de sábado, no TAGV, num espectáculo que marcou as comemorações dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos.

Uma noite de magia onde o coro do Colégio Bissaya Barreto encantou; onde pais, avós e irmãos não esconderam o orgulho, onde os convidados não regatearam palmas e onde até o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, acabou o seu discurso declamando uma poesia que Bissaya Barreto afixava nos locais onde trabalhava.
Com casa cheia, a noite começou com a atuação dos pequenos que contagiaram a assistência.

Não só pelas vozes afinadas, mas pela alegria que transmitiram. Apresentado por Sansão Coelho, o espectáculo juntou em palco o coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra (que organizou) com Virgílio Caseiro, o grupo Cordis – com Paulo Figueiredo, ao piano, e Bruno Costa, na guitarra portuguesa; o quarteto Opus Quatro e Cuca Roseta.

Marca de Coimbra no mundo
Local de memórias de quem já foi criança, e de experiências inesquecíveis de quem o é, o Portugal dos Pequenitos é um espaço único na cidade, na região e no país. E é, também, um espaço de visita obrigatória dos turistas de todo o mundo. Um espaço onde a história do país e da nossa presença no mundo se conta de forma simples, mas mágica e à escala dos mais pequenos.
Um local onde – visitado uma vez em criança – se voltará sempre. Enquanto pais e mais tarde como avós… mas sempre com a mesma emoção. E para que essa realidade continue a ser vivida por toda a gente e a fazer felizes “as nossas crianças”, a Fundação Bissaya Barreto já tem preparado um grande investimento para novas ofertas que reforcem a aprendizagem dos mais pequenos sem beliscar o espaço atual.

Novos investimentos
“Estas comemorações marcarão um novo ciclo para o Portugal dos Pequenitos, pensado, também, para o século XXI”, anunciou a presidente da Fundação Bissaya Barreto, que apenas levantou a ponta do véu quanto aos novos projetos a concretizar “no nosso Portugal dos Pequenitos”. Porque, como disse, aquele não era o momento para se falar de investimentos, mas sim para se “festejar” um dos recantos da cidade de Coimbra – e o parque temático mais antigo do país – que faz parte das memórias de todos nós.
“Ao longo do ano, a Fundação vai comemorar os 75 anos do nosso Portugal dos Pequenitos, aquela que é a face mais visível de uma obra social que, ao longo de quase um século, vem pugnando pela qualidade de vida e direitos dos cidadãos da região”, reconheceu Patrícia Viegas Nascimento, prometendo uma verdadeira festa de homenagem para o próximo dia 8 de julho, dia da sua inauguração.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.