De norte a sul, milhares saem à rua entre hoje e terça-feira para festejar o Carnaval

Spread the love

De norte a sul do país, milhares de pessoas participam em entrudos ou em corsos de Carnaval que vão dos mais tradicionais às inspirações brasileiras, nos quais a crítica e a sátira social são reis.

Em Podence, Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, o “Entrudo Chocalheiro” enche as ruas de marafonas e caretos, imagens diabólicas e misteriosas, e em Lindoso, Ponte da Barca (Viana do Castelo), os cerca de 170 habitantes mantêm o “Enterro do Pai Velho”, o entrudo tradicional daquela aldeia.

Mais abaixo, no distrito de Aveiro, o Carnaval de Ovar tem hoje a primeira edição do “Baile de Máscaras”, com orquestra ao vivo e fantasia obrigatória, e o espetáculo de abertura – “A montanha-russa interativa” – dirigido pelo compositor britânico Tim Steiner.

Na Mealhada, o Carnaval Luso-Brasileiro abdica, pela primeira vez em 40 anos, de um ator brasileiro como rei dos corsos e promove um desfile trapalhão aberto a toda a população, poupando “30 a 40%” do orçamento total do evento, estimado em 100 mil euros.

A edição deste ano do Carnaval de Buarcos – Figueira da Foz será a última promovida pela Câmara Municipal, passando em 2016 a ser organizado por uma comissão de festas.

Em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, no distrito de Viseu, forasteiros e cabeçudos vão dançando ao longo de três dias a tradicional “dança dos cús”, ao som da valsa da Filarmónica.

Em Canas de Senhorim (Nelas, Viseu), os bairros rivais Paço e Rossio mostram nas ruas da vila toda a sua criatividade em desfiles no domingo e na terça-feira e em Lazarim (Lamego, Viseu) máscaras carrancudas de madeira, esculpidas por artesãos da aldeia, são nesta época utilizadas por jovens de ambos os sexos, os caretos e as senhorinhas.

Na Guarda, o ponto alto é o espetáculo do julgamento do galo, denominado “Galo do Entrudo”, no domingo, e a atuação do humorista Herman José.

Em Leiria, os temas vão da “Folia & Algazarra na Amazónia” de Alcobaça, até ao “Toma Afeto” das Caldas da Rainha, passando pelos “Largarem Barques e Remes da Nazaré.

Mais de 55 mil pessoas são esperadas em Loures para mais uma edição do Carnaval saloio, que tem o cinema como pano de fundo, de Hollywood a Portugal, e que este ano tem DJ após os desfiles.

Em Torres Vedras, o tema é o “amor”: deitados numa cama gigante, bonecos representando Passos Coelho e Paulo Portas fazem o “casal perfeito” deste Carnaval, a que se junta António Costa, todos com óculos de três dimensões, a ver outras realidades diferentes das do país.

A chanceler alemã Angela Merkel é também uma das convidadas para os corsos que decorrerão entre sábado e terça-feira.

Em Sines, no distrito de Setúbal, cerca de duas mil pessoas estão inscritas para participar nos desfiles, que decorrem entre domingo e terça-feira, quando duas escolas de samba e mais de 30 grupos foliões desfilam com temas relacionados com a atualidade, passando pela política nacional e a “crítica local”.

Em Loulé (distrito de Faro), o corso tem como tema o desporto e vai ser animado por 800 figurantes, conta com 10 grupos de animação que representam vários clubes e coletividades do concelho, quatro escolas de samba, bailarinas, cabeludos e banda a tocar em direto.

No Carnaval da Madeira, este ano subordinado ao tema “Magia da Luz”, 1.143 pessoas oriundas de várias instituições participam hoje no cortejo alegórico que é um dos pontos altos da quadra.

Na terça-feira, o destaque vai para o Cortejo Trapalhão, considerado o que melhor espelha o espírito carnavalesco dos madeirenses e onde a participação é livre.

Nos Açores, em Angra do Heroísmo, na Terceira, decorre no domingo a “Tourada dos Estudantes”, em que os estudantes do secundário podem criticar a sociedade.

Em Ponta Delgada (São Miguel), a ‘batalha das limas’ leva equipas que se transportam em camiões a atirarem uns aos outros sacos de plástico com água e limas quando se cruzarem, na terça-feira, na Avenida Marginal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.