Penela Presépio abriu portas

Posted by

penela

Logo no primeiro dia de abertura do Penela Presépio, mesmo antes da inauguração oficial, já havia, ontem, visitantes de Braga, e de outros pontos do país, para conhecer um dos mais famosos presépios portugueses.

O próprio presidente da Câmara Municipal, Luís Matias, fez questão de constatar o facto, quando assinalou a abertura oficial das portas ao meio dia.

Na realidade, em Penela, não há, por estes dias, apenas de um presépio. São vários: “fruto de um desafio feito à comunidade concelhia, Penela convida à contemplação de uma mostra de presépios, expostos nos mais emblemáticos espaços do concelho, desde as igrejas do Espinhal à Misericórdia, Sta Eufémia e S. Miguel”, referem os serviços municipais responsáveis pelos espaços de animação.

Todavia, a verdadeira atração reside dentro do castelo, onde, por acessos diferentes, o visitante pode aceder diretamente ao presépio ao vivo, ou ao presépio de figuras animadas 3D.

Quem regressar este ano, depois de ter visitado as anteriores edições do presépio, encontra um cenário e personagens completamente diferentes.

As figuras animadas do artesão Jaime Roxo foram substituídas por imagens desenhadas e impressas através de tecnologia 3D, em plástico biodegradável, que adquirem movimento através de controlo eletrónico.

Esta aposta na modernidade obrigou o município a investir cerca de 80 mil euros, mas a maior riqueza destas obras, de acordo com o presidente da câmara, é a mobilização das pessoas, “voluntários, funcionários ou não da autarquia, que sacrificaram parte do seu tempo, de dia ou de noite, retirando horas de convívio com a família, mesmo para além do seu quadro de competências”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*