Lista das unidades de investigação a financiar é publicada nos próximos dias

Posted by
Spread the love

laboratorio

As avaliações das unidades de investigação serão “provavelmente” divulgadas antes do Natal disse hoje, em Coimbra, a secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira. A secretária de Estado respondia ao pedido do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que, ontem, domingo, considerou “desejável” a rápida divulgação das avaliações.

A maioria dos laboratórios portugueses estão dependentes da avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para saberem qual será o seu financiamento para os próximos cinco anos.

Candidataram-se 322 unidades de investigação, mas apenas passaram à segunda fase 178 laboratórios, que ficaram assim com a possibilidade de financiamento até 400 mil euros por ano.

A avaliação “está a decorrer com tranquilidade e como era suposto”, sublinhou Leonor Parreira, descartando a possibilidade de uma suspensão ou revisão deste processo, que, na primeira fase de avaliação, levou a várias críticas por parte do CRUP, Sindicato Nacional do Ensino Superior e cientistas. Pelo menos 26 unidades de investigação chumbadas pediram a suspensão do processo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.