Indústrias Portuguesas contra reposição de pagamento dos feriados sem cortes

Posted by
Spread the love

FERIADO

 

O presidente da Associação das Industrias Portuguesas manifestou-se hoje contra a reposição de 50 % no pagamento dos feriados e das horas extraordinárias, considerando que a medida irá levar à perda de competitividade das empresas.

Os jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo adiantam hoje que o Governo vai cumprir o acórdão do Tribunal Constitucional e não prolongará o corte de 50% no pagamento de feriados e horas extraordinárias em vigor desde 2012.

Em resposta à agência Lusa, José Eduardo Carvalho mostrou o desejo de que a competitividade das empresas “se faça pela diferenciação e pelo valor”, salientando que não se deve “desprezar, nesta fase da economia nacional, a competitividade via custos” e, como tal, referiu que a AIP “sempre esteve totalmente contra a reposição” dos valores de pagamento dos feriados.

 

De acordo com José Eduardo Carvalho, a medida irá ter como consequência “a perda de competitividade das empresas e da economia nacional”.

 

Tendo em conta que o acordo para baixar as horas extra, assinado em sede de Concertação Social, era moeda de trocar para não baixar a Taxa Social Única (TSU), o presidente da AIP reiterou que sempre defendeu a “desvalorização fiscal”.

 

“Defendemos dentro da CIP (Confederação das Industrias Portuguesas) que haja condições para a redução de custos laborais, nomeadamente a TSU. O presidente da CIP já manifestou, e bem, essa intenção. A AIP sempre defendeu a desvalorização fiscal. Todos desejamos a retoma, o crescimento e o emprego. Mas depois nada fazemos para isso”, explicou na nota enviada à Lusa.

 

Desde o dia 01 de agosto de 2012 que os trabalhadores do privado estão a receber menos pelo trabalho suplementar, pagando as empresas 25% pela 1ª hora extra e 37,5% nas seguintes. Os feriados eram anteriormente pagos a 100%.

 

O Governo suspendeu por dois anos as cláusulas de convenções coletivas e de contratos individuais que preveem regimes de pagamento mais vantajosos.

 

A imprensa de hoje noticia ainda que os patrões, que “vão ver as suas folhas salariais agravar-se, exigem contrapartidas, lembrando que o acordo para baixar as horas extraordinárias assinado na concertação social era a moeda de troca para não baixar a Taxa Social Única (TSU) paga pelas empresas.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.