HDFF nomeado para os melhores hospitais do Serviço Nacional da Saúde

Spread the love
Foto de Jot´ Alves

Foto de Jot´ Alves

 

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) ficou nos 15 hospitais nomeados para os melhores do Serviço Nacional de Saúde. De referir que a nomeação surge no âmbito de um ranking elaborado pela IASIST, empresa multinacional de origem espanhola dedicada a estudos de benchmarking, que elegeu cinco unidades de topo em Portugal, tendo os “ grandes centros universitários de Coimbra e de Santa Maria, em Lisboa, ficaram de fora da lista de nomeados”.

Os vencedores do Top 5, de acordo com o jornal Expresso, foram Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos (grupo B), e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (grupo C), que integra o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. No grupo seguinte, (D), o vencedor foi o Hospital do Espírito Santo, em Évora. No patamar mais elevado (grupo E), que agrega os hospitais chamados de “fim de linha”, a distinção foi para o Centro Hospitalar do Porto, que inclui o Santo António.

Neste grupo, a lista de nomeados não contemplou os dois maiores hospitais portugueses, ambos universitários: o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, onde está o Santa Maria. A disputa ficou limitada aos centros hospitalares do Porto, que venceu; de São João (também no Porto) e de Lisboa Central, que integra o São José, o Curry Cabral, entre outros. Os prémios foram anunciados e entregues ontem, numa cerimónia na reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Conselho de administração satisfeito

“Considero que o fato deste hospital estar nomeado para o melhor hospital do seu grupo é muito estimulante. Ainda que estas avaliações tenham as suas limitações, como gestor, considero que a comparação com outros hospitais semelhantes é fundamental, no sentido de melhor percebermos as áreas onde temos potencial de melhoria”, refere, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente do conselho de administração do HDFF.

“Claramente que esta nomeação para melhor hospital do seu grupo, traduz o esforço desenvolvido nos últimos tempos por todos os profissionais que trabalham neste hospital, sendo este reconhecimento público dirigido a todos e cada um destes profissionais”, acrescenta Pedro Afonso Beja, sustentando: “É bom sabermos que conjugando a qualidade assistencial e a eficiência na utilização dos recursos públicos, que hospital apresenta um bom posicionamento”.

A terminar, o presidente refere que os resultados motivam, mas aumentam, também, a responsabilidade. “Sabemos que estamos a trilhar um caminho importante e que há potencial de melhoria e de mudança. Continuaremos empenhados na valorização dos recursos humanos, no fomento do trabalho em equipa, na humanização do hospital, no desenvolvimento de cuidados de saúde de qualidade e na procura de medidas que promovam a eficiência, de modo a utilizarmos da melhor maneira os recursos públicos colocados à disposição do hospital”, conclui.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.