Tondela aprova voto de indignação contra Planalto Beirão

Posted by
Spread the love

Tondela

A Assembleia Municipal de Tondela aprovou um voto de indignação contra a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), acusando aquele organismo de recusar informação aos deputados municipais sobre questões ligadas ao abastecimento de água.

Na moção, apresentada na segunda-feira pelo Partido Socialista (PS) e aprovada por aquele órgão deliberativo, onde o PSD, que se absteve, tem maioria, é emitido um “voto de indignação” dirigido ao presidente do Conselho Executivo da AMRPB “pelo desrespeito à assembleia municipal de Tondela”.

O PS lembra que entregou um primeiro requerimento a solicitar esclarecimentos sobre o que apelida de “negócio da água” praticado nos concelhos servidos pela empresa Águas do Planalto – constituída após um concurso para a concessão do serviço de abastecimento de água para os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, promovido por aquela associação de municípios – cuja resposta não satisfez os socialistas.

De acordo com os proponentes, outros dois requerimentos “não surtiram algum efeito prático”, levando a um incumprimento por parte do residente do Conselho Executivo da AMRPB, “que assumiu a responsabilidade de uma não-resposta”.

No documento aprovado pela Assembleia Municipal de Tondela é novamente exigida à Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão a “disponibilização da informação” solicitada pelos deputados municipais.

Na sexta-feira, o PS de Tondela anunciou ter apresentado uma queixa em tribunal contra a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, precisamente por os seus responsáveis negarem informações sobre o abastecimento de água nos concelhos servidos pela empresa Águas do Planalto.

“Para além de praticarem o quarto preço mais caro do país, ainda aplicam taxas e sobretaxas cujo destino desconhecemos. Através de vários requerimentos, fomos solicitando estas informações, mas a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão tem-se escusado a responder”, alegou Joaquim Santos, presidente da comissão política do PS.

Na sua opinião, sendo a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão uma entidade de direito público, esta “não pode negar o acesso à informação quando solicitada por membros da assembleia municipal, que faz parte de uma entidade que integra os seus órgãos sociais”.

Na altura, contactado pela Agência Lusa, o presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, Mário Loureiro, referiu que não tem conhecimento de qualquer queixa em tribunal, sublinhando que este é “um assunto a tratar em local próprio”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.